GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

QUANDO FORAM AS ÚLTIMAS ELEIÇÕES DO SINTRAPMA?

Acho interessante que ninguém tem notícia de quando foi a última vez que houve eleição para o Sindicato dos Trabalhadores da Prefeitura Municipal de Apodi-RN.  Sou sócio há quase seis anos e nunca votei em ninguém, minha esposa se aproxima dos dez anos, também sem nunca ter registrado eleição.  Ou será que esse sindicato é PRIVADO?  Deveria-se ter também uma prestação de contas para que os seus associados pudessem ter acesso ao uso dos recursos!

Escolas temem perder recursos do "Segundo Tempo"

As 72 escolas da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte, contempladas recentemente pelo Ministério dos Esportes com o Programa Segundo Tempo (PST), estão com dificuldades para confirmar a adesão devido à falta de condições mínimas de estrutura física para o funcionamento do programa. As escolas têm esbarrado na principal exigência que é a existência de espaço adequado para a prática esportiva e temem que os recursos pedagógicos e financeiros proporcionados pelo programa retornem para Brasília. O principal espaço numa escola para a prática do programa é a quadra de esportes e muitas escolas da rede estadual estão hoje com esse equipamento totalmente sucateado, em situação de penúria, com piso esburacado, sem luminárias, sem traves, sem marcação, além daquelas escolas que sequer possuem qualquer espaço destinado à educação física e esporte.


Situação de muitas quadras escolares é de sucateamento, com buracos e sem iluminação ou equipamentos Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A diretora da Escola Estadual Walter Fonseca, Maria Selma, que já recebeu o comunicado do Ministério dos Esportes contemplando a escola com o PST, está confiante que a Secretaria Estadual de Educação (SEEC) faça a reforma da quadra que se encontra cheia de buracos. Apesar de ter recebido um comunicado do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) de que não há recursos para a reforma da quadra, a diretora disse que o principal entrave era o fato da escola não ter ainda o documento de dominialidade do terreno, "mas esse problema já foi resolvido e já encaminhamos para a Seec".

Em outro estabelecimento relacionado para receber o Programa Segundo Tempo, a Escola Estadual Alberto Torres, em Petrópolis, zona Leste de Natal, simplesmente não existe quadra. A escola já utiliza a quadra descoberta da escola Estadual do Atheneu Norte-rio-grandense para as atividades de educação física. Construída em 1934, as atividades de lazer e de futebol dos alunos são restritas a um espaço de pouco mais de 4x10 metros, onde foi adaptada uma tela de proteção para a bola não cair nas casas dos vizinhos. A vice-diretora Grinaura Maria Oliveira sonha com a construção de mais um pavimento na escola que possibilitasse a construção de uma quadra. O responsável pelo programa Mais Educação, Jefferson Gomes, tem que adaptar as atividades de karatê e capoeira sempre numa sala de aula.

Garantia
Segundo o coordenador do Programa Segundo Tempo no estado, João Pessoa, se a escola fez a adesão e foi contemplada com o PST não há porque temer não receber os benefícios e recursos porque já foram consideradas aptas pelo Ministério dos Esportes. Ele explica que muitas quadras não foram reformadas porque para fazer uso de verbas do FNDE é necessário que a escola tenha a documentação de dominialidade ou escrituração cartorial, o que tem sido um grande problema no Rio Grande do Norte porque foram terrenos doados que ainda não fizeram registro cartorial em favor do Estado. "O governo federal não pode construir quadras em terreno que não estão registrados como do Estado". Com o Programa Segundo Tempo, integrado ao Mais Educação, a escola vai receber material didático e pedagógico e apoio financeiro para pagamento de monitores. 






http://www.diariodenatal.com.br/2011/09/30/cidades2_0.php

Ministério Público investigará uso de cores de campanha no fardamento e viaturas dos agentes municipais de trânsito


Os agentes municipais de trânsito, mais conhecidos como "amarelinhos", a partir de hoje, 30, deixarão de ser chamados dessa forma. Isso porque os uniformes dos agentes sofrerão mudanças, passando da cor amarelo para o azul turquesa. Além dos uniformes, viaturas e motocicletas da corporação também terão tonalidade alterada.
Entretanto, essa mudança será investigada pelo Ministério Público devido ao uso das cores de campanha da prefeita Fafá Rosado no fardamento e viaturas dos agentes. O órgão avaliará se a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) estaria ferindo o princípio da impessoalidade na administração pública.
O comandante da Guarda Civil de Mossoró, sargento Osnildo Morais, confirma a mudança de cor do fardamento e das viaturas a partir de hoje, 30. Ele explica que essa alteração ocorre em virtude da transferência do departamento de fiscalização do trânsito da Gerência Executiva do Trânsito (Getran) para a Guarda Civil de Mossoró.
"É importante frisar que houve uma mudança da gestão do departamento de fiscalização do trânsito da Getran para a Guarda Civil. Antes, a Getran geria quatro departamentos, entre eles a fiscalização. Mas agora o gerenciamento dos agentes de fiscalização é de responsabilidade da Guarda", ressalta sargento Osnildo.
Segundo o comandante, em todo o país as guardas municipais têm como cor predominante dos fardamentos azul. "A ideia da mudança de cor é justamente para padronizar a Guarda Civil. Eles (agentes de trânsito) vão ter calça azul escuro e camisa azul claro com cinto e boné branco para diferenciar um pouco dos guardas civis", explica o chefe da Guarda Municipal.
Porém, a mudança da coloração do uniforme dos agentes de trânsito e das viaturas será apreciada pelo Ministério Público. Para o coordenador da 7ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, o promotor de Justiça Fábio de Weimar Thé, a questão merece passar pelo crivo e análise dos promotores.
"É uma situação a ser analisada, não posso dizer de imediato se quebra o princípio da impessoalidade na administração pública. É preciso analisar, mas de fato é possível que haja. Vamos verificar essa situação, por isso vou incluir esse assunto na pauta da reunião da próxima semana com os três promotores do Patrimônio Público", avalia Fábio de Weimar Thé, acrescentando que entre as medidas tomadas em relação às mudanças serão exigidas informações sobre o assunto à Prefeitura Municipal de Mossoró.
Nota: Interessante são as cores das fardas do funcionários públicos de Apodi-RN.  Todas tem que ter o verdinho e nunca deu problemas. Ah, deve ser farda ecológica!

POSSIBILIDADE DE RETORNO ÀS GREVES

Há quatro meses, o Rio Grande do Norte enfrentava uma onda de greves que paralisou os principais setores da administração direta e indireta, o que comprometeu serviços essenciais à população. Os servidores encerraram às paralisações mediante compromisso do Governo do Estado de começar a pagar reajuste a partir de setembro.
O acordo, entretanto, não vem sendo cumprido, segundo os sindicatos, e as greves deverão ser retomadas terça-feira, 4. Diversas categorias já decidiram, em assembleias, reiniciar paralisações. As primeiras a resolver foram o Instituto de Desenvolvimento Econômico e Ambiental (Idema) e a Fundação José Augusto.
No último dia 26 foi a vez dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária do RN (Idiarn) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) anunciarem que também voltarão à greve, quarta-feira. Quinta-feira (29), os trabalhadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) engrossaram a retomada da greve.
Quem também resolveu entrar em greve a partir da semana que vem foram os técnicos das secretarias estaduais, lotados no Centro Administrativo, em Natal. Outras categorias também ameaçam entrar em greve caso o Governo insista em descumprir o acordo quanto ao pagamento do restante das parcelas dos Planos de Cargos e Carreira.
É o caso dos servidores da Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), que realizam assembleia quarta-feira (5), e a Polícia Civil que marcou para sexta-feira (7) o indicativo de greve da categoria. A greve da polícia recomeçará se, até lá, o Governo não atender reajuste aos policiais civis.
Outra categoria que pode parar, terça-feira (4), são os professores estaduais. "A direção do Sinte Natal aproveita para dizer aos colegas funcionários que estejam preparados para a greve na próxima terça-feira", comunica o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (Sinte/RN).
Além deles, os médicos lotados na Secretaria Estadual de Saúde também ameaçam paralisar atividades. "Se o Governo não atender nossas reivindicações, iremos iniciar o movimento grevista no dia 4 de outubro", adverte o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed/ RN), Geraldo Ferreira. 

Sindicatos afirmam que Governo quebra compromisso com servidoresO coordenador do Sindicato dos Servidores da Administração Direta e Indireta (Sinai) em Mossoró, Hermes Oliveira, diz que as categorias estão chateadas com o que consideram descaso e falta de compromisso do Governo do Estado, que alega não ter como pagar reajuste relativo a Plano de Cargos a partir de setembro, como combinado.
"O Governo embromou, dizendo que está sem recursos, mas sabe-se que está bem de arrecadação. Todos os anos o Governo dá aumento ao servidor, sem nunca desobedecer a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e agora está usando isso como desculpa", lamenta Hermes Oliveira.
Segundo o sindicalista, no último ofício encaminhado, datado de 13 de julho, o Executivo estadual se comprometeu a pagar as parcelas em atraso, e não condicionou esse pagamento à LRF, daí, a indignação dos servidores com o argumento apresentado pela administração pública estadual.
Segundo a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinte), Fátima Cardoso, a luta dos funcionários é justa, porque o Governo está se negando a cumprir com o acordo, alegando falta de recursos, quando, de acordo com a sindicalista, "está nadando em dinheiro".
"Tem muito dinheiro sim, só de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) foi mais de 12% de aumento, sem contar com os royalties e demais impostos, e ainda assim o Governo diz que não tem condições de responder. Isso para nós significa que o Governo rasgou o acordo que foi assinado com a categoria, e a reação será a greve", assegura a sindicalista.

Ameaçada de morte por traficantes, família mora na delegacia, no ES


Uma família inteira está dormindo na delegacia de Cariacica, na Grande Vitória, desde quarta-feira (28), por que teria sido ameaçada de morte por traficantes do bairro Industrial em Viana, onde residem. De acordo com a polícia, por causa do medo de morrer as sete pessoas, entre elas duas crianças, procuraram proteção policial. O motivo de tudo, segundo a família, teria sido uma fofoca.
Ameaçada por traficantes, cinco adultos, uma criança de sete anos e outra de um ano estão passando o dia e a noite no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cariacica. O avô das crianças foi acusado pelos traficantes de ter abusado da neta de sete anos. “Quatro bandidos chegaram na casa dos meus pais e disseram que souberam por alto que o meu pai, de 60 anos, tinha violentado a minha filha. Dez minutos depois eles voltaram armados e falaram que matariam o meu pai. Agora eu quero que eles provem isso”, disse o auxiliar de obras.
Ameaçada de morte por traficantes, família mora na delegacia, no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Ameaçada de morte por traficantes, família mora na
delegacia, no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
O aposentado de 60 anos disse que nunca fez nada. “Isso é um absurdo. Eu sou inocente, estou me sentindo muito mal, minha cabeça está doendo muito. Eu não devo nada”, falou o aposentado.
A família não sabe quando vai poder voltar para casa ou se vai conseguir um local seguro para ficar. Enquanto isso, adultos e crianças continuam na porta da delegacia, dormindo nos bancos sem nenhum conforto, na busca por proteção.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Estado não cumpre acordo e médicos podem entrar em greve


Os médicos lotados no Estado do Rio Grande do Norte retiraram ontem, em assembleia, indicativo de greve a ser definido no próximo dia 4 de outubro. O indicativo foi motivado pelo posicionamento do governo, que depois de um acordo celebrado com a categoria não irá mais transformar o reajuste dos médicos em seu novo piso salarial.

Dessa forma, o governo reduz os ganhos positivos para os médicos com a implantação do PCCV e deixa de fora médicos que não possuem gratificação alguma e os aposentados. Assim, os médicos reivindicam a real transformação dessa incorporação em um novo piso da categoria e que o direito de recebê-lo se estenda a todos os médicos.

Os médicos reivindicam ainda, o pagamento retroativo do plano. Já que, seguindo o acordo firmado através de documento consolidado entre o sindicato e o chefe do Gabinete Civil do RN, Paulo de Tarso, a partir de setembro a categoria teria direito a incorporação de 100% da gratificação e o pagamento de um valor retroativo, já que a gratificação foi totalmente incorporada em junho, mas com efeitos financeiros apenas no mês de setembro.

O reajuste de 3% no salário base, referente à progressão salarial garantida por lei através do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos é outra reivindicação da classe. Apesar da última avaliação dos servidores ter sido concluída há mais de seis meses o reajuste ainda não foi implantado. Ou seja, o Estado ainda não pagou a mudança de nível equivalente a uma progressão por tempo de serviço, feita mediante avaliação de desempenho.

“O plano garantia aos médicos a instituição de um novo piso salarial para a categoria e o Governo do Estado agora não que arcar com seus compromissos”, alegou Geraldo Ferreira, presidente do Sinmed RN.

Outra reivindicação dos médicos e que atinge diretamente a população é a melhoria nas condições de trabalho e de atendimento. Durante a assembleia, diversos médicos destacaram as dificuldades enfrentadas nos hospitais e em especial a quantidade de doentes espalhados pelos corredores do Walfredo Gurgel.

A assembleia que poderá definir o início de uma nova paralisação dos médicos acontece dia 4 de outubro às 19h30, no Sinmed.

INSS quer transferir indenizações para motorista infrator

Lourenço Canuto - Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deve ajuizar nos próximos dias as primeiras ações para o pagamento de indenizações a vítimas de acidentes de trânsito pelos motoristas infratores. A ideia é que eles sejam obrigados a arcar com os custos de auxílio-doença ou pensão por morte, por exemplo, informou o presidente da autarquia, Mauro Hauschild. De acordo com ele, a Advocacia-Geral da União (AGU) estuda a forma como será feita a cobrança. Segundo Hauschild, atualmente, o INSS gasta R$ 8 bilhões por ano com as despesas decorrentes de acidentes de trânsito.

 

elza fiúza/abrMauro Hauschild lembra que Mauro Hauschild lembra que "punição" já vem ocorrendo no Brasil em casos de acidentes de trabalho
"Não é justo para a sociedade que o INSS, que arca com pesado déficit de suas contas para dar garantias aos segurados, tenha que custear essas despesas, causadas pela má conduta de motoristas que dirigem embriagados, em alta velocidade, provocando graves acidentes com vítimas, ou que trafegam na contramão", diz Hauschild.


O presidente do INSS espera que o trabalho envolva a parceria do Ministério Público, da Polícia Rodoviária Federal, dos departamentos de Trânsito estaduais (Detrans), entre outros, para que os processos sejam bem embasados. "Não se trata de sair procurando quaisquer acidentes culposos [para responsabilizar motoristas]. Não vamos nos aventurar a expor as pessoas a situações desnecessárias", ressaltou ele, em entrevista ao programa Brasil em Pauta, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República em parceria com a EBC Serviços.


 Hauschild observou que "a transferência de responsabilização" já vem ocorrendo em situações envolvendo empresas que, por inobservância da lei, expõem empregados a riscos, acarretando mortes e lesões. Segundo ele, o instituto vem ganhando causas desse tipo, o que também deverá ocorrer no caso de motoristas que provocam acidentes de trânsito com vítimas.


Ele destacou que a medida terá caráter educativo, assim como a Lei Seca, que estabeleceu sanções como o pagamento de multa, a suspensão da carteira de habilitação e a prisão, para o motorista que é flagrado dirigindo embriagado. "As causas provocadas por irresponsabilidade, com certeza, têm que ser custeadas por quem assumir o risco de provocar mortes ou lesões", defendeu.


http://tribunadonorte.com.br/noticia/inss-quer-transferir-indenizacoes-para-motorista-infrator/197569

Câmeras de segurança teriam flagrado 'suposto anjo' na Indonésia


Uma luz brilhante flagrada no dia 11 de setembro por câmeras de segurança em uma praça em Jacarta, na Indonésia, tem intrigado os moradores. Alguns acreditam que a imagem luminosa seria um anjo, mas, para outros, uma criatura alienígena, segundo o jornal on-line "Examiner".
Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)Cena foi filmada em uma praça em Jacarta. (Foto: Reprodução/YouTube)
Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)Luz brilhante tem intrigado os moradores. (Foto: Reprodução/YouTube)
"Meu primo estava na praça naquela noite, e as pessoas que testemunharam a cena ficaram conversando sobre isso a noite inteira. É real. Eles viram uma luz brilhante descendo do céu, batendo no chão e depois desaparecendo", disse Pramana Abbas.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

POLÍTICOS SÃO ASSIM MESMO!

Não sei para que tanto espanto sobre possíveis "NOVAS VELHAS ALIANÇAS".  O que era bom, não presta mais.  Depois volta a prestar.  E no final tudo para eles são flores.  Os espinhos ficam para o povo, que iludidos por partidarismo vão para onde a boiada for.  Depois é aquele velho lenga-lenga, de ficar reclamando disso e daquilo: educação, saúde, segurança,...

VÍRUS NO ALÔ EDUCAÇÃO

Por motivo de vírus no PC do  Alô Educação e no BLOG estamos sem atualizações!

sábado, 24 de setembro de 2011

RISCO DE VOLTA DE GREVE DOS PROFESSORES ESTADUAIS

Em virtude do não cumprimento de promessas do Governo do RN, a categoria do magistério dá indícios que poderá voltar a cruzar os braços.  É uma lástima que nosso estado dispunha de tantos recursos, mas que não possamos dar ênfase à educação.  Há rumores que estão fazendo caixa para a realização da Copa do Mundo.  Enquanto isso, está sendo lançado um edital para contratação de 3.500 professores.  Como é possível se não dá para pagar dignamente aos que já estão trabalhando?

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Prefeita tenta diminuir salário dos professores


O projeto de lei enviado à Câmara Municipal de Natal pela prefeita Micarla de Sousa derruba a lei de correção salarial anual da categoria do Magistério. A prefeita ignora a lei do Piso e cria neste projeto um dispositivo, que dá zero de reajuste a categoria em 2011.
A diretora jurídica do Sinte, Vera Messias, disse que a reação do Sindicato já começou. “Estamos atentos. Procuraremos os vereadores e vereadoras para que eles não acatem o projeto. Estamos com péssimos salários, se a prefeita insistir em levar a sua ideia adiante vamos ter o pior salário de todas as capitais e um dos mais baixos em relação a muitos municípios menores.”, avaliou.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

VAMOS MUDAR ALGO NESSA CIDADE


Existe um espirito crescente de cidadania e um desejo de se fazer uma mudança significativa nessa cidade. Portanto, deve-se dá ênfase na cidadania global e no bem comum. Essa mudança começa dentro de nosso próprio território, ou seja, seu “eu”.
Essa forma velha de se fazer política no nosso país produziu um verdadeiro apartheid. Mudar não significa outra coisa se não fazer diferente. Temos que mudar nossas atitudes.
Temos que investir de verdade na educação. Mas o que é educação? Educação vai além dos muros da escola. Se o sistema político é um sistema corrupto e os cidadãos sabem disso e aceitam, estamos educando para a corrupção. Nesse contexto, pouco podemos fazer para mudar algo. Saia da zona de conforto e mude algo. Tenha atitude. Chegou a hora de nós fazermos história também.
Mudança de atitude é a palavra chave. Chega de jogos de cartas marcadas. Mudemos a nós mesmos. Façamos a diferença.
Bruno Coriolano

'É um orgulho', diz diretor sobre escolha de 'Tropa 2' para o Oscar


Depois do anúncio de que o filme "Tropa de elite 2" vai disputar uma vaga no Oscar 2012, o diretor José Padilha afirma que ficou "superfeliz" por ser escolhido para representar o país.
“É um orgulho para mim e para toda as pessoas que trabalharam na realização do 'Tropa 2'”, disse o cineasta em entrevista aoG1 por email nesta segunda-feira (20).
O Ministério da Cultura divulgou nesta segunda, no Rio de Janeiro, a seleção do longa-metragem como representante do Brasil na corrida pelo Oscar de melhor filme estrangeiro.
Também em entrevista ao G1, o produtor de "Tropa 2", Marcos Prado, diz que acredita que a sequência tem "chances reais" de levar uma estatueta da Academia de Hollywood. "O filme não é tão violento quanto o original e traz uma narrativa sensível sobre família; estaremos concorrendo de igual para igual com produções de outros países", afirma o produtor.
Marcos Prado afirma ainda que, em sua opinião, a produção não é negativa para a imagem do Brasil no exterior. "As pessoas nos EUA já têm noção do que acontece aqui, nada que mostramos é novidade", diz.
Segundo Prado, o longa-metragem chega aos cinemas de dez capitais americanas dia 11 de outubro e isso deve ajudar na campanha para que a obra fique entre os finalistas da premiação. "É uma etapa difícil, porque temos que fazer com que os membros da Academia se interessem e assistam ao filme", completa. "Temos que estimular o boca a boca."
Seleção"Tropa de elite 2" foi escolhido por uma comissão especial a partir de uma lista de 15 concorrentes, que incluía "Bruna Surfistinha", "Assalto ao Banco Central", "As mães de Chico Xavier", entre outros.
A comissão é formada pela secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Ana Paula Dourado Santana; pelo presidente da Associação Brasileira de Cinematografia, Carlos Eduardo Carvalho Pacheco; pelo ministro do Departamento Cultural do Itamaraty, George Torquato Firmeza; e pelos representantes da Academia Brasileira de Cinema, Jorge Humberto de Freitas Peregrino, Nelson Hoineff, Roberto Farias e Silvia Maria Sachs Rabello.
"Por sua qualidade técnica e artística, 'Tropa 2' saltou à frente dos outros indicados", disse a secretária do audiovisual, Ana Paula Santana, que acrescentou que a votação entre os membros da comissão foi unânime.
"'Tropa 2' é um filme com autêntica chance de ganhar uma indicação. E, sendo indicado, é um filme com autêntica chance de vencer o Oscar", opinou Hoineff, membro da comissão de seleção. "Essa continuação é mais bem acabada: o roteiro é melhor, a fotografia é melhor, por isso teve uma receptividade maior do público", disse o cineasta Roberto Farias, que também faz parte do grupo.
Segundo a secretária do audiovisual, os produtores de "Tropa de elite 2" vão receber apoio "logístico e financeiro" do governo para promover o longa-metragem no exterior e apoiar a candidatura a uma vaga na disputa do Oscar de melhor filme estrangeiro.

Homem é contratado para matar mulher, se apaixona pela vítima e simula crime com ketchup na Bahia

Uma história inusitada ocorrida em Pindobaçu, município distante 400 km de Salvador (BA), localizado no centro-norte do Estado, chamou a atenção das autoridades policiais baianas: um homem contratado para assassinar uma mulher, acabou se apaixonando pela possível vítima e forjou o crime. Para tanto, ele recorreu a um método usado em encenações artísticas. Fotografou a mulher amarrada, como se estivesse morta, encharcada com molho de ketchup, sugerindo o sangue dos ferimentos que teriam sido provocados na vítima.



Não bastasse toda a dramatização do fato, segundo a polícia, a descoberta do caso também ocorreu de forma inesperada. Maria Nilza Simões, que seria a mandante do crime, procurou a delegacia para informar um suposto assalto do qual teria sido vítima, tendo perdido R$ 1.000. Ela ainda forneceu à polícia dados que ajudaram na localização do suposto assaltante. Ao ser detido, o ex-presidiário Carlos Roberto de Jesus, decidiu abrir o jogo e contou à polícia sobre o acordo firmado entre ele e Maria Nilza.

“Maria Nilza encomendou o assassinato da outra mulher porque desconfiava que ela –a quase vítima– tinha um caso com o seu marido”, disse o delegado Marconi Almino de Lima, titular da cidade.

Em depoimento ao delegado, Carlos Roberto revelou que no dia em que cometeria o homicídio, em 24 de junho deste ano, percebeu que a vítima era uma pessoa “conhecida”, por isto não teve coragem de levar o plano à frente. Ele decidiu então encenar a morte, inspirado nos filmes de televisão. “Ele contou a ela sobre o acordo firmado com Maria Nilza, e eles bolaram a simulação”, acrescentou o delegado.O palco foi montado como uma típica cena de crime, contendo inclusive um facão, que teria sido usado no susposto assassinato da mulher. Ele tirou uma fotografia da “morta”, e entregou à Maria Nilza como prova do trabalho, recebendo como pagamento R$ 1.000.

Poucos dias após o fato, porém, o ex-presidiário foi flagrado pela mandante do crime aos beijos com a mulher que deveria ter assassinado, em uma feira livre da cidade. Carlos Roberto revelou ainda à polícia que aceitou o acordo porque, desempregado, estava precisando de dinheiro.  

Conforme o delegado, como não houve flagrante, nenhum dos três envolvidos, todos conhecidos na pequena cidade, que tem aproximadamente 20 mil habitantes, está preso. Eles respondem em liberdade. A mandante por ter encomendado o crime, o homem por extorsão, e a mulher que seria vítima por coparticipação no caso.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

APODI PERDE DRª. MARISE MAIA HOLANDA MELO

É com pesar que notificamos o falecimento da Médica Drª MARISE Maia Holanda de Melo, esposa do empresário da construção civil PEDRO TERCEIRO DE MELO.  Era uma pessoa muito querida por toda a população apodiense, que sente a lacuna deixada pela mesma no nosso meio.  Só nos resta desejar o que sr. Deus conceda o consolo para seus entes queridos. O seu sepultamento será nesta segunda (19/9) às 16:00hs na cidade de Apodi-RN.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Adesão à greve dos Correios entre os carteiros chega a 98%


A greve dos servidores dos Correios iniciada recentemente começa a preocupar os usuários que dependem do funcionamento do serviço para receber correspondências, encomendas e as contas de energia elétrica, telefone, fatura de cartão de crédito, entre outros.

Normalmente, a população já sofre com o atraso das correspondências pelo baixo número de profissionais para fazer a distribuição em todas as áreas da cidade. Dos profissionais que entraram em greve, os carteiros são os que aderiram em maior número – 98% deles cruzaram os braços. O setor de atendimento comercial não foi muito afetado, pois teve pouca adesão.

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa de Correios e Telégrafos (SINTECT), José Ferreira, informa que só estão sendo entregues as encomendas do Sedex. “O restante não tem como. Não tem pessoal para separar, nem para distribuir”, completa.

O servidor aconselha que as pessoas não procurem ir até os Correios buscar suas correspondências nestes primeiros dias, pois não vão ter muito sucesso. “Agora vai ser difícil porque não tem quem separe. As cargas de hoje [ontem] só vão ser separadas amanhã [hoje]. E todo dia chega carga e vai só acumulando”, explica.

Para evitar aborrecimentos, José Ferreira recomenda que as pessoas procurem as empresas para solicitar outra forma de recebimento das faturas ou boletos, por exemplo. “O Procon orienta as pessoas a fazerem isso e as empresas têm obrigação de oferecer alternativas de pagamento, como pela internet, via e-mail, ou por algum escritório local”, destaca.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão: reposição salarial de 24,76% do período entre 1994 e 2010; reposição da inflação do período em 7%; aumento do vale alimentação para R$ 30,00; aumento real de R$ 400,00; instituição de um piso salarial de R$ 1.635,00; melhores condições de trabalho; segurança nas agências do interior e contratação de mais profissionais.

Edital do vestibular da Uern pode ser divulgado em outubro


Com o final da greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) o calendário acadêmico e o cronograma da realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) deve ser refeito. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Egberto Mesquita, na próxima semana haverá uma reunião da Comissão.

“A única certeza que nós temos nesse momento é que o vestibular está agendado para março”, diz ele, lembrando que o prazo previsto anteriormente, dias 18 e 19 de dezembro, não poderão mais ser executados. Embora ainda não haja data especificada, o coordenador estima que as provas serão aplicadas na primeira semana de março.

A proposta é de que o edital seja publicado por volta do final de outubro. “Com essa publicação, todas as outras datas estarão especificadas”, afirma Egberto Mesquita. Caso esse cronograma seja alcançado, as inscrições devem ser realizadas em novembro.

Após esta etapa haverá prazos para entrega de documentação, ratificação de informações e teste de aptidão musical. Por causa de todas estas atividades que precedem a aplicação das provas é que a data do vestibular ficará para o mês de março.

Além disso, de acordo com Egberto Mesquita, o próprio calendário universitário se prolonga. O primeiro semestre letivo de 2011 deve ser encerrado daqui há, mais ou menos, um mês e o segundo semestre deve ser concluído por volta do final de março ou início de abril de 2012.
 
O certame não deve coincidir com a realização de nenhum outro processo seletivo e isso leva a equipe a duas projeções. A primeira delas é de que os candidatos que não passaram em outras instituições apostem na prova da Uern, já a segunda perspectiva é de que os estudantes de Mossoró que pretendiam fazer vestibular para ingressar na Uern e permanecer na cidade sejam aprovados em outras instituições de ensino e desistam do processo seletivo.

Diante das duas possibilidades, a expectativa da Comperve é a mesma dos anos anteriores, com uma projeção de 20 a 21 mil candidatos inscritos para o vestibular.
 

ATENÇÃO

Os estudantes aprovados para ingresso na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte no segundo semestre de 2011 devem ficar atentos. Egberto Mesquita informa que a Comperve deverá publicar o edital reconvocando esses candidatos para que efetuem suas matrículas.


MEC não pode obrigar universidades a usarem o Enem, diz Haddad


Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), disse hoje (16) que o governo não pode obrigar as instituições de ensino superior a adotarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção.
“Nós temos que respeitar a autonomia universitária. Não podemos obrigar uma instituição a adotar o Enem em substituição ao vestibular”, disse o ministro ao ser questionado sobre quando as universidades públicas paulistas vão começar a usar o exame como forma de seleção.
Ele ressaltou que a participação dos estudantes no Enem em cada estado tende a aumentar quando as universidades públicas locais passarem a adotar a prova.
“A Unicamp [Universidade Estadual de Campinas] já esboçou uma primeira reação e reservou algumas vagas para os alunos das melhores escolas públicas da cidade no Enem. São grandes instituições que estão entre as melhores do Brasil e nós temos que manter o diálogo para verificar uma boa forma de utilização do Enem”, disse Haddad durante entrevista ao programa de rádio Bom Dia, Ministro, da EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.
Haddad afirmou que a tendência é que a utilização do Enem pelas universidades aumente a cada ano, o que faria crescer também o número de participantes da prova. Atualmente o exame é voluntário. Em 2010, 56% dos alunos concluintes do ensino médio participaram da avaliação. O candidato pode utilizar a nota do Enem para disputar as vagas de universidades públicas que são disponibilizadas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No primeiro semestre de 2011, foram oferecidas 83 mil vagas em instituições públicas de ensino superior. A prova também é pré-requisito para conseguir uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Sobre o Enem de 2011, cujas provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, o ministro disse que o MEC está “agregando inteligência ao processo” para que não se repitam os erros ocorridos nas edições passadas. Em 2009, um caderno de provas foi roubado da gráfica que imprimia o material às vésperas da aplicação do exame, levando ao adiamento da prova. No ano passado, erros de impressão em alguns cadernos de prova levou o ministério a reaplicar as provas a um grupo de cerca de 4 mil alunos.
“Estamos exigindo mais profissionalismo das pessoas envolvidas e agregando inteligência ao processo. Neste ano temos uma empresa de gerência de riscos no processo e o Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial] está participando da certificação das etapas no que diz respeito à segurança. É um projeto em escala monumental. Em número de inscritos só perdemos para o Enem da China [prova de ingresso nas universidades daquele país]”, comparou.
Fonte: Agência Brasil

PUC-SP impede a festa da maconha


Reitor alega que festas ganharam ‘proporções inadmissíveis’.
Ele cita determinações que visam combater consumo de álcool e drogas.


A reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) suspendeu as atividades administrativas e acadêmicas desta sexta-feira (16) no campus Monte Alegre, no bairro de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. A medida foi tomada pelo reitor Dirceu de Mello após estudantes divulgarem a realização do 1º Festival de Cultura Canábica.
Por intermédio do ato nº 127/2011,publicado no portal de internet da PUC, o reitor proibiu a circulação de pessoas não autorizadas pelos edifícios Cardeal Motta e Bandeira de Mello. O reitor cita em sua decisão uma série de determinações que visam combater o consumo de álcool e drogas.
Dirceu de Mello alega que as festas nas noites de sexta-feira na PUC ganharam “proporções inadmissíveis” por causa do barulho, do “não dissimulado uso de bebidas alcoólicas e entorpecentes, afora outras condutas reprováveis”.
Na noite desta sexta está marcado no local o 1º Festival da Cultura Canábica. Na rede social Facebook, mais de 6 mil pessoas haviam confirmado presença no evento.

Seis anos após adotar irmãos, pais tentam devolver um deles

Seis anos após adotar dois irmãos, um casal de Santa Catarina tentou devolver o mais velho, alegando problemas de relacionamento. Com isso, eles perderam a guarda do garoto, de 12 anos, e da menina, de dez, e tiveram que indenizar cada criança em R$ 40 mil.



De acordo com o texto, psicólogos e assistentes sociais constataram que o menino sofria discriminação e maus-tratos psicológicos. Quando fazia xixi na cama, era obrigado a lavar os lençóis. Também ficava trancado no quarto a noite inteira.
Segundo a juíza do caso, que não quis ter seu nome divulgado (o caso corre sob segredo de Justiça), a mãe já havia levado o menino várias vezes ao Judiciário, dizendo que a criança era violenta. Para ela, a mãe queria adotar só a menina, na época com cerca de três anos. Mas a lei não permite separar irmãos.
Desde o ano passado, as crianças estão em um abrigo. Elas só poderão ser adotadas quando as possibilidades de recurso no caso se esgotarem, o que ainda não ocorreu. As chances de serem adotadas agora, porém, são baixas, pois a maior parte dos pretendentes à adoção deseja crianças de até três anos.

PASTORAL DA CRIANÇA É IMPLANTADA NA LAGOA DO CLEMENTINO

Em um movimento que teve a participação de um bom número de líderes da Pastoral da Criança, fez-se a implantação da referida na localidade de Lagoa do Clementino (Poço de Izauro) - Apodi-RN, cadastrando quase 40 crianças, que serão acompanhadas através de visitas e da celebração da vida.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bombeiros realizam treinamentos em áreas de mata no Apodi


Nesta sexta e sábado, 9 e 10 de setembro, os bombeiros que atuam em Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros estarão participando de uma ação, na Barragem do Apodi e áreas circunvizinhas, onde serão realizados treinamentos técnicos e físicos, no meio aquático e em áreas de mata.
Durante a atividade os militares realizarão deslocamentos no período noturno, tendo como instrumento de orientação a bússola, farão a travessia de rios, utilizando a técnica de cabo submerso e tirolesa, maneabilidade de salvamento em altura, com técnicas de rapel no paredão da barragem do Apodi e praticarão técnicas de resgate e transporte de vitimas.
O objetivo da instrução é capacitar os bombeiros a atuarem no salvamento terrestre e aquático na região onde, constantemente, a corporação é acionada para realizar a busca de pessoas perdidas.
A ação iniciará às 18 horas desta sexta feira e será concluída às 6 horas do sábado.
Mais informações: Major Franklin Araújo - 8129-3112 – Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros - MOSSORÓ


 
por Moésio Marinho