GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Cresce a possibilidade do concurso público da CEF ser anulado.

Apesar das explicações da organizadora do concurso:  http://www.cesgranrio.org.br/concursos/evento.aspx?id=caixa0112_m, cresce a pressão para que o último certame seja anulado, devido a falhas na segurança, justificado, segundo a CESGRANRIO, pelo descarte antecipado do material utilizado.    Infelizmente para os candidatos fica além da expectativa do resultado de seu desempenho, também a indefinição da validade do concurso.  O certo é que a imagem da banca responsável sofreu um grande abalo, pois demonstrou que não é à prova de falhas.
Veja algumas matérias relacionadas:


sábado, 28 de abril de 2012

25% dos professores não têm curso superior

Segundo informações do Censo Escolar de 2011, 1 em cada 4 professores não possuem ainda o diploma universitário.  O mais preocupante desses dados é que na educação básica temos mais de 43% nessas condições. O que mostra o equívoco que existe na educação pública, pois onde deveríamos ter maiores incentivos para os profissionais seria justamente na base do ensino.  Nos países desenvolvidos nas salas-de-aula da creche e da pré-escola é onde justamente encontra-se os professores com maior titularidade, aqui, na maioria dos casos, coloca-se "pastoradores" de crianças e o resultado é uma desastrosa formação na base, contribuindo para grandes dificuldades de aprendizado nas séries seguintes.
No Brasil só temos investimentos de ponta para o nível superior, pois o governo esquece que para construirmos uma casa sólida (educação) temos que ter um bom alicerce (educação básica).

Veja mais:
http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/um-em-cada-quatro-professores-da-educacao-basica-nao-tem-diploma-de-ensino-superior-20120428.html

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Será que vem greve aí?

Os alunos da UERN estão na maior apreensão diante da  possibilidade de uma nova greve.  Todos estão assustados ao lembrar-se da última, que durou mais de 100 dias.  Somente podemos aguardar e torcer para que nossos temores não se concretizem e que a Governadora Rosalba Ciarlini se sensibilize diante da situação dos servidores e dos alunos.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

COTAS RACIAIS OU COTAS RACISTAS?

A grande temática do momento é o julgamento sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas.  Eu particularmente sou contra todo sistema de cotas, por achar que isso, na realidade é uma forma do governo discriminar quem é afro-descendente.  Pois implica dizer, nesse caso, as pessoas brancas seriam mais capacitadas que as outras (parece até coisa de Hitler).  Da mesma forma que sou contra o sistema de cotas para escola públicas, por achar que assim atestamos que o ensino público é inferior ao privado.  Além de tudo acho uma hipocrisia, pois quando é realizado algum concurso público, NÃO temos sistema de cotas (Exceto as minguadas vagas, quando tem, para portadores de deficiência).  Se eles querem "igualar" as condições porque não o fazem quando vão admitir funcionários?  Eles antes queriam os "bons", hoje já exigem "os melhores", e inclusive há certames que pedem "o melhor", como foi o caso de um concurso do INSS, com apenas 01 vaga para a cidade de Apodi-RN. 
Então, deveria-se investir mais na educação pública e nas políticas sociais, dando suporte para que as pessoas possam disputar vagas em pé de igualdade, e não aparecermos com demagogia.

MESTRADO EM LETRAS - UERN

Prezado colega,

Pedimos a você que, se possível, divulgue a abertura de Inscrição e Matrícula para DISCIPLINAS do Semestre Letivo 2012.1 do Mestrado em Letras da UERN, conforme exposto a seguir.
O Mestrado em Letras da UERN, cuja sede é no Campus de Pau dos Ferros/RN, está com INSCRIÇÕES ABERTAS, a partir de quarta-feira próxima, dia 25.04, para: (i) Alunos REGULARES; (ii) Alunos ESPECIAIS; e (iii) Alunos OUVINTES

SÍNTESE DO CALENDÁRIO DE MATRÍCULA E INSCRIÇÃO:

(i)            ALUNOS REGULARES: 25 a 30/04/2012
(ii)          ALUNOS ESPECIAIS: 02 e 03/05/2012
(iii)  ALUNOS OUVINTES: 04/05/2012

O quadro-síntese, com todas as DISCIPLINAS, horários e dias a serem ofertadas, e com as informações procedimentais para as inscrições, está em Edital anexo.

Maiores informações, tratar com o Agente Administrativo Ricardo Abrantes, no email mestrado.letras.pferros@gmail.com ou no letras.pferros@mestrado.uern.br

Também pode se comunicar por telefone, no (84) 3351.2560 ou 2275 e pedir para passar à Secretaria do Mestrado em Letras, para falar com o técnico Ricardo.

Agradecemos antecipadamente pelo apoio na divulgação dessas atividades acadêmicas do CAMEAM/UERN.

Atenciosamente,
Prof. Gilton Sampaio de Souza
CAMEAM/UERN

Prof. Esp. OZAMIR LIMA será o convidado do Alô Educação, neste sábado (28/4) às 07:00hs

Neste sábado (28/04), às o Programa ALÔ EDUCAÇÃO, apresentado aos sábados na FM CIDADE 87,9, em Apodi-RN, irá contar com a participação especial do Prof. Esp. Ozamir Lima, Professor de Língua portuguesa, Literatura, Redação e Língua Inglesa; Graduado em Letras pela UERN; Esp. em Psicopedagogia pela FIP; Esp. em Gestão Educacional pela FIP e Esp.em Língua Inglesa pela FVJ.  Entre os temas abordados iremos discutir: VESTIBULAR X CONCURSO PÚBLICO, Sistema de Cotas, entre outros temas.  O ouvinte poderá participar através do telefone: (84) 3333-3179.  

quarta-feira, 25 de abril de 2012

A prática do CADASTRO DE RESERVA para concursos públicos.

Este é um tema bastante interessante de se discutir.  A legalidade da prática de utilizar, nos concursos públicos, o cadastro de reserva me deixa bastante chateado.  Amparados pela lei os órgão públicos estão se valendo desse expediente para realizarem rotineiramente certames com tal finalidade.  Particularmente, acho um abuso esse tipo de prática, pois desperta no candidato aprovado uma expectativa falsa de convocação.  No primeiro momento ele comemora a sua aprovação, mas, passado o período de excitação, ele recorda-se que ter alcançado aquele objetivo NÃO é garantia de convocação.  Parafraseando um comentário de um candidato: "acho que é acertar na loteria e não receber o prêmio".  Para complicar mais a situação, a validade dos concursos que antes, na sua maioria, era de 2 anos renováveis por mais dois anos, caiu para um ano renovável por mais um.  O bom seria que o candidato fosse realizar um concurso já ciente da quantidade de vagas ofertadas, pois após o resultado ele, caso não ficasse dentro do número ofertado, já iria direcionar-se para outro, enquanto que da forma que está, o candidato fica "engessado" a possível convocação.  E fazer um concurso público não é fácil, tem um desgaste físico e psicológico sobre o candidato (principalmente aquele que estudou) que o desnorteia.  Navegando na net encontrei diversos artigos sobre esta prática, e quase de forma unânime eles atestam a LEGALIDADE da prática, alguns contestam a MORALIDADE, mas afirma que há pouco a ser feito.  Embora tenha encontrado um projeto de lei que visa acabar com esta "fábrica de concursos", como tudo no legislativo está de "molho".  Só nos resta fazermos pressão sobre nossos políticos.  Inclusive enviei um e-mail para a Deputada Fátima Bezerra indagando sobre o seu posicionamento.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Concurso público ou faculdade?

Aí está um dilema que mexe com a cabeça, principalmente da juventude, no momento de escolher o seu futuro.  Até pouco tempo, eu optaria, como optei, pela obtenção de um curso superior.  Porém, hoje, mais amadurecido creio que o caminho deveria ser o inverso: você conclui o ensino médio e sai à procura da sonhada estabilidade financeira, que para os estudantes é fornecida pelo acesso ao funcionalismo público.  Porque digo isso?  Nós estamos diante de um "boom" educacional, com infinitas facilidades de acesso ao ensino superior, o que nos permite, em tese, ingressar em uma faculdade com grande facilidade, através dos vestibulares tradicionais, PROUNI, FIES, SISU.  Quando você ingressa em uma faculdade, o seu mundo limita-se àquela realidade, deixando, teoricamente, inviável que você possa simultaneamente tentar uma vaga no serviço público, pois como diz o ditado: "não dá para assobiar e chupar cana".  Para confirmar mais ainda a minha tese, a maioria dos concursos públicos, com salários razoáveis, exigem somente o nível médio.  Então o mapa seria o seguinte: te dedique à aprovação ao concurso público (nível médio), após o êxito, obtenha o nível superior, e depois ESTUDE para ascender para os certames com esta exigência.  Gostaria que vocês comentassem este texto, discordando ou acrescentando algo, para que possamos ter um bom debate.

Concurso da CEF Pólo Mossoró-RN teve 5.024 inscritos.

O Concurso da CEF realizado neste domingo, dia 22 de abril, teve 5.024 inscritos para o pólo de Mossoró-RN.  Quanto ao  número de vagas não é possível precisar, pois este certame é para CADASTRO DE RESERVA, porém, a expectativa é para a convocação de um bom número de candidatos, segundo anúncios da própria CAIXA.  Eu, no entanto, baseado em concursos anteriores, acho que para o candidato ter maiores esperanças, deverá ficar entre os 30 primeiros.  Atribuo isso ao fato de que foi basicamente esta quantidade convocada nos últimos.  Inclusive no de 2008, fiquei em 140°, e criei alguma expectativa diante de comunicados da CAIXA que iriam contratar muitos funcionários, infelizmente nada feito.
Aqui,em nosso município (Apodi-RN), tivemos um expressivo número de candidatos (estimo em torno de 150)   que inscreveram-se, apesar de algumas desistências, teve uma grande caravana de apodienses rumo ao sonhado emprego público.  Acredito que no mínimo teremos 10% que alcançarão o ponto de corte e, pelo menos, 4 convocações.  Espero estar entre estes, mas, caso contrário, a receita é essa: ESTUDAR.  Boa sorte a todos.

ESTAMOS DE VOLTA!

Queremos aqui, primeiro agradecer a Deus pela oportunidade de mais uma vez está retornando nossas atividades na blogosfera.  Agradecemos também aos e-leitores que nos questionavam sobre o motivo do blog não ter sido atualizado.  Isto se deu ao fato de que estava prestando concurso público para a Caixa Econômica Federal, e como tive somente um mês para estudar, devido às férias da faculdade, resolvi nos 15 dias finais intensificar meus estudos.  Vivi momentos de muita tensão e ansiedade, mas graças ao Pai Eterno, a colaboração da minha esposa Lígia, e o apoio positivo de amigos e parentes, consegui fazer uma boa prova, porém, ainda guardo uma certa apreensão pela divulgação do gabarito oficial da Cesgranrio.  Mas, independente do resultado, tenho a certeza que fiz o possível dentro das limitações, principalmente, de tempo. Agora só resta ESPERAR!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA NA ESCOLA MUNICIPAL 12 DE OUTUBRO - APODI/RN

Realizou-se neste quarta-feira (04/04) nas dependências da Escola Municipal 12 de Outubro, uma comemoração alusiva à Páscoa.  Nela foi passada para os alunos o verdadeiro sentido da Páscoa, morte e resurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, bem como explicação sobre os principais símbolos.














terça-feira, 3 de abril de 2012

Supostas irregularidades de inscrição de professores da UFERSA foram detectadas por auditoria interna

A auditoria interna da UFERSA apontou que dois professores dessa instituição estariam sendo beneficiados através da adequação dos perfis dos cargos no conteúdo programático do concurso, que será realizado no dia 29 de abril.

Matéria completa:
http://www.omossoroense.com.br/cotidiano/16826-auditoria-da-ufesra-aponta-indicios-de-irregularidades-em-concurso-publico

Placas refletivas em veículos passa a ser obrigatório

Você que vai emplacar ou transferir seu veículo de município, tem que estar de olho na nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e colocar placas refletivas.  Segundo o órgão, esta medida visa aumentar a segurança em situação de risco como: neblina, escuridão e chuvas, apesar de que para o contribuinte estas novas placas podem ter variação até do dobro do preço das tradicionais.


Fonte:
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/mercado/placas-refletivas-passam-a-ser-obrigatorias/1727

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cresce a discussão sobre previdência própria dos municípios

Pense nessa situação: Você passa a vida inteira trabalhando como professor, pagando as suas contribuições para o INSS e, quando chega o momento da sonhada aposentadoria, você é informado que não poderá usufruir dos benefícios adquiridos ao longo da carreira.  Culpa do famoso fator previdenciário (clique: http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=182.  E agora?  Lógico que você não irá se aposentar.  Resultado disso é um abismo na educação.  Pessoas desanimadas com esta situação tendo que encarar uma maratona em sala-de-aula e, por outro lado, centenas de jovens que concluem sua faculdade e nada de expectativa de trabalho.  Esta é a realidade da cidade de Apodi-RN, e de vários outros municípios.  Entretanto surge uma luz no fim do túnel: a previdência própria, que surge como uma alternativa viável à esta situação. Claro que muito estudo ainda tem que ser feito, principalmente no sentido de passar segurança aos principais interessados.  Mas ao meu ver esta me parece ser uma boa alternativa.

Analise estes comentários:
http://www.seap.inf.br/empresa/servicos/previdencia-propria/
http://www.defato.com/estado.php#mat2

Terá início neste segunda-feira, greve da saúde estadual

Péssima notícia para quem necessita do atendimento da saúde pública do estado.  Nesta segunda-feira terá início uma greve com tempo indeterminado.  Se seguir o exemplo das greves do ano passado, podemos esperar um loooongo tempo.

Governo do RN anuncia PONTO FACULTATIVO NA QUINTA-FEIRA

Em virtude da véspera do feriado da semana santa, o governo do RN decreta ponto facultativo nesta quinta-feira, com exceção dos serviços emergenciais, como por exemplo: saúde.

Mossoró irá pagar 14º salário aos professores

Aí está uma boa ideia da Prefeitura Municipal de Mossoró, fazer o pagamento de uma gratificação, chamada de 14 º salário, que na verdade é uma bonificação, mediante a produtividade do magistério, com certeza algo a ser copiado por outros municípios.  Que tal hein APODI?!