GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Presidente do Inep deixa o cargo


A ex-presidente do Inep Malvina Tuttman (Foto: Valter Campanato / Agência Brasil)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep) anunciou nesta quinta-feira (26) que a presidente do órgão, Malvina Tuttman, deixou o cargo após reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Além dela, também deixou o MEC nesta quinta a professora Maria do Pilar Lacerda, que ocupava a Secretaria de Educação Básica.
O MEC não anunciou ainda o nome do novo presidente do Inep. A autarquia é responsável pela elaboração do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Malvina Tuttman ocupava a presidência do instituto desde 18 de janeiro do ano passado. É a terceira saída do presidente do Inep em três anos. Reynaldo Fernandes saiu em dezembro de 2009 e deu lugar a Joaquim José Soares Neto, antecessor de Malvina.
O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior - em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.
Pela manhã, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, anunciou pelo Twitter que deixou o cargo e que seu substituto será César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação. O MEC confirmou a saída de Maria do Pilar mas ainda não anunciou seu substituto.
O MEC informou, por meio de assessoria, que "as professoras Malvina Tuttman e Maria do Pilar Lacerda foram comunicadas pelo ministro Aloizio Mercadante que deixarão seus cargos. Trata-se de mudanças próprias de uma nova gestão. Haverá outras mudanças em outras secretarias, que serão anunciadas em seu devido tempo". As mudanças deverão ser anunciadas na próxima semana, quando Mercadante voltar de uma viagem à Cuba, onde vai acompanhar a presidente Dilma Rousseff.
Segundo a assessoria do Inep, Malvina Tuttman teve um encontro com Mercadante pela manhã no qual, de comum acordo, ficou definido que ela sairia da presidência do instituto. No início da tarde, ela deu a informação aos coordenadores do Inep. Ela também iria informar todos os demais servidores do órgão em uma reunião convocada para o final da tarde.
"Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser inepiana. Saio fisicamente desse importante Instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte, e o Instituto está pronto para cumprir este desafio", disse Malvina, segundo a nota do instituto.
Fonte: g1.com

Nenhum comentário: