GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Universidade do Estado do RN abre inscrições para mestrado em Ciências Sociais

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) abriu ontem, 6, as inscrições para o mestrado interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas. O programa tem como área de concentração Sujeitos, Saberes e Práticas Cotidianas e oferece 15 vagas, contemplando duas linhas de pesquisa. A primeira sobre ''Cotidiano, Identidades e Subjetividades'', e a segunda diz respeito a ''Linguagens, Memória e Produção de Saberes''.
O mestrado contará com a participação de 12 professores, atuando de forma interdisciplinar, isto é, os professores irão manter um diálogo entre os assuntos discutidos em sala, além de trazerem essas temáticas para o cotidiano dos alunos. Os docentes que compõem a pós-graduação são advindos de diversas áreas, tais como filosofia, geografia, história, letras, comunicação social, inclusive arquitetura.
Essa diversidade vem ao encontro do que foi desejado pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas, que é se diferenciar de outras pós-graduações oferecidas na região. "A nossa proposta é oferecer algo inovador para os nossos alunos, pois no Ceará, em Pernambuco, na Paraíba, bem como no nosso próprio Estado, já há mestrados nessa área. No entanto, não no modelo do nosso, que é baseado na interdisciplinaridade e na variedade de professores, que atuam em diversas áreas", disse a vice-coordenadora do programa, Carla Souza.
Como parte do diferencial, os alunos concorrerão às 15 vagas oferecidas sem precisar escolher de início uma das duas linhas de pesquisa a seguir. Durante o desenvolvimento do mestrado, os alunos poderão escolher uma das linhas para nortear seus projetos, assim como dois professores, com quem mais se identifiquem, para orientá-los.
Outro objetivo do mestrado é atender a demanda educacional, social e cultural da cidade, pois, como destaca a professora Carla Souza, muitos alunos terminam a graduação na Universidade e gostariam de continuar seus estudos na instituição, além disso existem muitos grupos étnicos e culturais na região que não são estudados e que merecem reconhecimento.
As inscrições serão realizadas no período de 6 de fevereiro a 23 de março, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h e das 14h às 17h, na Secretaria da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), localizada no Campus Central da Uern.
No momento da inscrição o candidato deverá apresentar a seguinte documentação: Formulário de Inscrição, fornecido pelo PPGCISH (http://propeg. uern.br/ ppgcish/), devidamente preenchido; projeto de pesquisa, com o limite de doze páginas em três vias encadernadas; uma foto 3x4 recente; cópia dos documentos de identificação, como CPF e Carteira de Identidade (RG); cópia do diploma de graduação em curso na área de Ciências Sociais, Humanas e afins, entre outros.
Aqueles que não moram na cidade podem enviar a documentação por Sedex para o endereço na Uern, dirigida para o Departamento de Filosofia. Também poderão realizar a inscrição através de procurador, devidamente autorizado por através de instrumento público ou particular com firma reconhecida em cartório.
A divulgação do resultado final ocorrerá até o dia 3 de maio de 2012. O resultado será disponibilizado no site do Curso de Mestrado em Ciências Sociais e Humanas (http://propeg.uern.br/ ppgcish).



Fonte:O mossoroense

Nenhum comentário: