GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quinta-feira, 26 de abril de 2012

COTAS RACIAIS OU COTAS RACISTAS?

A grande temática do momento é o julgamento sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas.  Eu particularmente sou contra todo sistema de cotas, por achar que isso, na realidade é uma forma do governo discriminar quem é afro-descendente.  Pois implica dizer, nesse caso, as pessoas brancas seriam mais capacitadas que as outras (parece até coisa de Hitler).  Da mesma forma que sou contra o sistema de cotas para escola públicas, por achar que assim atestamos que o ensino público é inferior ao privado.  Além de tudo acho uma hipocrisia, pois quando é realizado algum concurso público, NÃO temos sistema de cotas (Exceto as minguadas vagas, quando tem, para portadores de deficiência).  Se eles querem "igualar" as condições porque não o fazem quando vão admitir funcionários?  Eles antes queriam os "bons", hoje já exigem "os melhores", e inclusive há certames que pedem "o melhor", como foi o caso de um concurso do INSS, com apenas 01 vaga para a cidade de Apodi-RN. 
Então, deveria-se investir mais na educação pública e nas políticas sociais, dando suporte para que as pessoas possam disputar vagas em pé de igualdade, e não aparecermos com demagogia.

3 comentários:

Irani Benicio disse...

É interessante, os parlamentares brasileiros criam leis que combatem o racismo, e eles estão certíssimos por isso; no entanto, eles mesmos se tornam racistas quando aprovam COTA RACIAL em universidades públicas. A cor da pele não é parâmetro para caracterizar quem é ou não inteligente.
O que caracteriza o conhecimento é o ESTUDO, a busca pelo próprio conhecimento; isso sim.
Na verdade, quando aprovam cota racial para acesso às universidades públicas, os legisladores estão chamando os homens e mulheres que são de cor negra de INCAPAZES de aprender.
Se o estado proporcionasse um ensino de qualidade a todos os brasileiros, o que é dever dele, não seria necessário nem mesmo criar quotas sociais, muito menos raciais; como ele não está nem aí para a nação menos provida de recursos financeiros, por isso não investe em EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, o que o faz os que têm condições de pagar escolas particulares para seus filhos.
Para mim, essa quota racial no Brasil É UMA VERGONHA.

Canário disse...

Boa tarde

Na verdade a questão da aprovação das cotas, não é para dizer quem é ou não inteligente, ou se a escola publica é ou não inferior a escola privada. Entender toda essa problemática, é necessário compreender a história do nosso país no que diz respeito a escravidão e posteriormente a abolição desse serviço escravo. As estatísticas deixam claro que no nosso país ao longo desses anos, a população negra teve seus direitos negados e a ascenção dessa população quase não aconteceu. As cotas é uma forma de amenizar tudo isso, e concomitante deve sim existir políticas de inclusão social e de valorização da escola publica, para que no futuro possamos por um fima as cotas em nosso país. Só lembrando que a política de cotas não é algo inventado em nosso país, apenas nós começamos atrasado.

grato

Irani Benico disse...

Conhecimento não tem cor.
A motivação das quotas raciais no Brasil diz respeito ao acesso às universidades públicas.
Coloque negros, brancos e índios formados em uma mesma instituição de ensino, seja do ensino médio ou superior, para realizarem um teste de conhecimento intelectual; terão destaque os que tiverem mais conhecimento, os que estudaram mais, e não os que pertencem a determinhada etnia.