GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Ufersa terá 2.320 vagas no Sisu 2012


O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), animando quem esperava ansioso pelo resultado. Em alguns casos houve tristeza. Com o anúncio das notas do Enem, o MEC anunciou também que, a partir de segunda-feira, começa o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para distribuição de vagas em universidades públicas brasileiras. A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) vai oferecer 2.320 vagas para os dois semestres de 2012. Todos os cursos terão as mesmas quantidades de vagas do ano passado.
O resultado do Enem seria divulgado somente no mês de janeiro de 2012. Mas já está disponível no site do MEC (www.mec.gov.br). Para acessar os dados, o candidato precisará informar seu CFP e senha cadastrada durante o período de inscrição. O site oferece a opção de recuperar a senha, para os estudantes que perderam. As notas apresentam o desempenho nas quatro provas objetivas - linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza - e na redação.
As estudantes Ângela Rafaela e Taísa Almeida ficaram surpresas com a divulgação. As duas não esperavam e afirmaram que nos outros anos, o resultado sempre atrasava. Elas ficaram sabendo do resultado através de amigos e pelas redes sociais. "Quando meu amigo me ligou e falou que o resultado tinha saído, eu não acreditei. Estava contando os minutos para ele ser divulgado", relatou Taisa.

SISU
Neste ano o sistema vai ofertar 108.552 vagas, em 95 universidades públicas, espalhadas em todo o Brasil, para o primeiro semestre de 2012. As inscrições para o processo de seleção começarão no dia 7 de janeiro de 2012.
Na Ufersa, a novidade esse ano é a abertura do curso de Ciências e Tecnologia no campus da cidade de Pau dos Ferros. Para o reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, é fundamental essa ampliação no número de vagas, que possibilita o ingresso de mais jovens na universidade.
O Sisu oferecerá vagas em 3.327 cursos, nas 95 universidades. Segundo dados do sistema, a oferta de vaga aumentou 30% em relação às distribuídas para o ingresso no primeiro semestre de 2011. Classificam um aumento significativo e de extrema importância. Ao realizar a inscrição, o candidato deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Novamente esse ano serão divulgadas diariamente as notas de corte de cada curso, com base nas notas dos candidatos que estiverem inscritos.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes que forem classificados deverão comparecer às instituições entres os dias 19 e 20, para realizar as matrículas.
Atenção com as datas do sistema
O Sisu orienta os candidatos aprovados a prestarem atenção nas datas, para não perderem a oportunidade de ingressarem na universidade. A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com as matrículas entre os dias 30 e 31 do mesmo mês.
Depois do resultado da segunda chamada, os candidatos que não forem selecionados terão a oportunidade de conseguir uma vaga pela lista de espera. O sistema fará a lista para completar as vagas que não forem preenchidas depois das duas chamadas. O candidato interessado deverá se incluir na lista entre os dias 26 de janeiro a 1º de fevereiro.
A Pró-Reitoria de Graduação da UFERSA informou que para preencher as vagas com a lista de espera, será chamada uma quantidade de candidatos que corresponda ao triplo das vagas em oferta. Depois que são divulgados os nomes, os estudantes são convocados para uma reunião a portas fechadas, que costuma acontecer geralmente pelo período da manhã. Depois que os candidatos estiverem presentes, vão sendo chamados até que sejam preenchidas todas as vagas.

Fonte:

Nenhum comentário: