GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os revés da liberdade de imprensa.

É incontestável os avanços conseguidos democraticamente através da grande influência dos meios de comunicação.  Representa uma voz que de "tanto martelar" consegue obter resultados expressivos para a sociedade e sempre sofreu inúmeras represálias, mas ao final sagrou-se como uma importante ferramenta na construção de um município, estado, país e até mesmo do mundo.
Porém, é preciso separar a liberdade de expressão com o dever de se divulgar algo, sem que haja a  devida verificação dos fatos.  Digo isso diante de várias notícias que são divulgadas e muitas vezes se configuram como boatos, fofocas e até mesmo intrigas.
O que cabe a sociedade?  Construir uma consciência crítica, ou seja, estimular a capacidade de saber se algo que é divulgado é real ou fictício.
Como se fundamentar diante das notícias?  Primeiro devemos saber a origem, a credibilidade, o próprio histórico, "os reais interesses", entre outros fatores.
Há pessoas que se gabam por ser dinâmico, proativo, entre outros adjetivos, um tanto quanto "modestos", porém a nossa vida, que antes era um livro aberto, agora com o advento das tecnologias, se torna uma enciclopédia prontinha para "baixar".
Analisemos os fatos e tiremos nossas próprias conclusões.
Caso contrário você pode estar sendo MANIPULADO.
E agora, como saber quando é V ou F?
Alguns exemplos:

https://www.youtube.com/watch?v=78cPoJril6E

http://www.dn.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=3182676&seccao=EUA%20e%20Am%E9ricas

http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2013/05/16/interna_politica,388529/policia-investiga-autoria-de-noticia-falsa-sobre-bolsa-prostituicao-no-senado.shtml



Será que você conhece alguma?

Imagem: http://jornalismofanfarrao.wordpress.com/2009/06/15/imprensa-divulga-noticia-falsa-sobre-suposta-passageira-do-voo-447/



Nenhum comentário: