GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 19 de julho de 2013

O porquê alguns segmentos da sociedade são CONTRA A UERN EM Apodi-RN?

Quando todos pareciam estar com um único pensamento e uma única voz: "EU QUERO A UERN EM APODI", eis que surge uma pequena vertente que se opõe a esta concretização de mais um sonho apodiense (talvez o maior).
Quais seriam os motivos?
Quais seriam suas alegações?
Perguntas difíceis de serem respondidas, por que?  Porque os que são contra NÃO TÊM A CORAGEM DE SE POSICIONAR OBJETIVAMENTE, usam mão de artifícios subjetivos para disseminar o movimento e de certa forma influenciar os que defendem essa bandeira com unhas e dentes.  Inclusive há professores uernianos que defendem estas teorias dentro de sala de aula, mas quando são convidados a exporem os seus pontos de uma forma mais democrática se abstém.
Alguns argumentos:
- A UERN está sucateada, falida, na bancarrota, entre outros adjetivos e expressões.  Apesar de "quebrada" todos anos se formam mais e mais universitários aptos para o mercado de trabalho e disputando vagas com graduados de outras instituições, sejam federais ou privadas.  Mesmo nessas condições EU QUERO UERN;
- Os governos irão manter o Campi da UERN? Além de emendas da bancada federal ultrapassando os R$ 21 milhões de reais, a bancada estadual se mobiliza par entrar com mais de R$ 4 milhões.  É suficiente para concluir NÃO SEI.  Mas quero a UERN EM APODI;
- Depois que concluídas as instalações, dizem os opositores do Campi em Apodi: "vão conseguir manter?".  Como ter certeza, adivinhamos o futuro?  Por esse motivo não criaremos mais hospitais, escolas, estradas, etc.  Mesmo que os atuais gestores garantam, sabemos que o cargo não é vitalício, e os futuros gestores, que não sabem nem se serão gestores, podem garantir? Continuo: "EU QUERO UERN".
- Levanta-se a bandeira da ampliação de cursos no IFRN Apodi, uma "carrada", amparados numa indicação, leia-se "petição".  Temos vários IF's no Brasil, os outros também não poderão reivindicar?
- É mais viável um Campi da UFRN, uma extensão de Harvard, uma base da NASA.  O disco enganchou: "EU QUERO UERN".
- Há outros sentimentos envolvidos no meio: egoísmo, individualidade, disputas políticas.  "Se a UERN vir para Apodi vai dar nome para A ou B".  Que disputem a paternidade, maternidade, apadrinhamento ou quaisquer parentesco ou adereço, mas que venha, é melhor do que disputar de quem foi a culpa.

O terreno foi doado para qual instiuição? UERN.
As emendas estão direcionadas para qual instituição? UERN.

É válida essas opções? UFRN, ampliação de cursos do IFRN, Universidades Particulares, Universidades à distância (UAB), "ressuscitar" a UFERSA.  Quero tudo e muito mais, a dívida com essa região e particularmente com esse município de 178 anos é enorme. Insisto: "EU QUERO UERN".

Entre esses argumentos estou fazendo outra leitura, mas por enquanto não exporei o que penso e sobre QUEM PENSO.

Se você que é do CONTRA quer expor a sua versão te aguardo, caso contrário irá dar margem para que eu possa formular minha teoria à revelia.



Um comentário:

Anônimo disse...

quem poderá falar?