GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 23 de abril de 2011

23 de abril - . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor


ial do Livro e do Direito de Autor

Hoje, 23 de Abril, celebra-se o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor.Uma data instituída pela UNESCO, com o objectivo de promover o livro e a leitura. 

O direito de autor é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem e pela Constituição da República Portuguesa, funcionando como garantia de defesa do património e dos valores culturais.
A data foi instituída para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Vladimir Nabokov, entre outros.
A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Desde então, o dia 23 de Abril tem sido comemorado de diversas formas um pouco por todo o mundo. Todos os anos o Comité da UNESCO nomeia a Capital Mundial do Livro.

Este ano, a Capital Mundial do Livro é a cidade holandesa de Amsterdão. A organização escolheu o filósofo do século XVII Espinoza, Anne Frank e a escritora de livros para crianças Annie M.G. Schmidt como ícones do mundo das Letras para esta celebração.

Comentário: Esta matéria foi publicada na íntegra do blog:
de Portugal

Nenhum comentário: