GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Poluição preocupa pescadores da região


http://4.bp.blogspot.com/


Pescadores reclamam de possíveis vazamentos de esgoto do Shopping PatioMix Costa Verde no Rio da Guarda. Secretaria de meio ambiente já notificou o problema.
A denúncia que o Vereador Abelardo Goulart de Souza Filho levou ao plenário da Câmara Municipal de Itaguaí nessa terça-feira (19), vinda de pescadores da região, na qual o Shopping PátioMix Costa Verde estaria despejando esgoto no Rio da Guarda em Itaguaí foi apurada.
O ATUAL percorreu alguns pontos do Rio da Guarda onde o pescador Teofanis Barbosa mostrou um dos pontos de onde o esgoto estaria sendo lançado ao rio. “A estação de tratamento de esgoto do shopping é ali (apontou para o local) e de uns tempos pra cá eu tenho notado essas aberturas na beira do rio com vazamentos” contou o pescador.
O vice presidente da Associação de Pescadores de Itaguaí, Jelson Severino de Oliveira, também é um dos muitos pescadores preocupados com os problemas do Rio da Guarda. “Eu penso da seguinte forma, se um shopping grande como esse e outras empresas grandes que se instalam nas margens do rio exigissem do Governo do Estado um cuidado a mais com o meio ambiente eles conseguiriam. Com certeza uma providência já teria sido tomada em relação aos vários problemas que o rio enfrenta hoje. Esses vazadores de esgoto para uma empresa grande pode ser pouca coisa, mas para quem vive da pesca como nós se torna um grande problema” afirmou o vice presidente.
Também ouvida, em relação ao possível derramamento de esgoto no Rio da Guarda, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Itaguaí através do secretário Jailson Barbosa informou que o shopping PátioMix Costa Verde já foi notificado a respeito do problema. “Os pescadores vieram até a secretaria e nos informaram o problema. Nós imediatamente mandamos fiscais até o local que verificaram um problema mecânico na C.T.E. (Estação de Tratamento de Esgoto) do shopping que foi notificado” explicou o secretário Jailson reiterando que a primeira notificação sob o nº 75 foi entregue ao shopping em 9 de dezembro de 2010 pelo Fiscal de Meio Ambiente, Luiz Adriano. “De dezembro pra cá notamos que a notificação não surgiu efeito e o problema da C.T.E. do shopping PátioMix Costa Verde foi se agravando. Inclusive outras notificações foram entregues e desde então, estamos monitorando os serviços de reparo da estação de tratamento de esgoto” ressaltou.
De acordo com o secretário a primeira notificação foi entregue antes da C.T.E  vazar, e na notificação a Secretaria exigia que fossem cumpridos imediatamente o projeto aprovado da C.T.E. “Na segunda-feira próxima estaremos enviando fiscais para fazer mais uma inspeção na C.T.E e se constatado que o problema não foi solucionado vamos entregar um ‘Auto de Constatação’ e aplicar as multas cabíveis para esse determinado caso” finalizou Jailson.
Em nota o shopping PátioMix Costa Verde informou. “Possuímos uma estação de tratamento onde toda água e resíduos do shopping passam por processo de tratamento antes de ser lançado fora. O shopping vem agindo em concordância com as regras e normas estabelecidas pela Secretaria de Meio Ambiente e demais órgãos regulamentadores deste processo” Michel Cavaliere, superintendente do PátioMix Costa Verde.

http://www.jornalatual.com.br/noticia.asp?id=6109
Comentário: Coitados de nós, que o saneamento básico ficou só nos buracos!

Nenhum comentário: