GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Mobilização defende enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes



10:02 - 17/05/2011Da Redação
O dia 18 de maio marca a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil. Para marcar a data, reforçando práticas de enfrentamento, órgãos públicos e entidades não governamentais se mobilizam em todo o País. Nesta terça-feira (17), o Centro de Apoio a Vítimas de Crimes (CAV-Crime) realiza, no autitório do Cesmac, o I Encontro sobre Violência Sexual, com foco na assistência a meninoe e meninas vitimizados.
Durante esta semana, haverá atividades em diferentes municípios do Estado, incluindo panfletagem e visitas a estabelecimentos como hotéis, motéis e restaurantes, para conscientizar empresários e frequentadores sobre como identificar, denunciar e coibir situações de abuso e exploração.    
Segundo o superintendente de Políticas para a Criança e o Adolescente da Secretaria de Estado da Mulher e presidente do Conselho Estadual, Cláudio Soriano,  o governo pretende intensificar as ações preventivas durante todo o ano, fortalecendo a ação dos conselhos e a conscientização social. Ele lembra que a maioria dos casos ocorre no meio familiar e que as vítimas conhecem os agressores.
“Infelizmente, as pessoas que mais cometem esse tipo de crime são familiares. Quando não, são amigos próximos que têm a confiança da criança”, explicou. “O pior é saber que muitas vezes a mãe omite o fato ou não acredita no que a vítima conta, e isso resulta em grandes danos psicológicos. Por isso, contamos também com a ajuda do Centro de Atendimento às Vítimas de Crime (CAV Crime), que disponibiliza psicólogos e toda rede de atenção e cuidados aos meninos e meninas que sofreram abuso sexual ou agressão”, completou.
Ele afirma que a programação é voltada para o envolvimento da sociedade nas ações de prevenção e enfrentamento. "Essas atividades têm o objetivo de mobilizar a sociedade para a sua atuação no enfrentamento da violência sexual. As propostas são: criar acordos, compromissos e pactos que possam barrar as atrocidades que ocorrem com milhares de meninas e meninos vítimas do abuso sexual intrafamiliar e pela exploração sexual comercial no Brasil.”, disse a diretora de Políticas Públicas da Criança e do Adolescente, Thaís Correia.

Mobilização nacional
O principal evento do dia 18 de maio será realizado na quarta-feira (18), na Esplanada dos Ministérios em Brasília. São esperadas 1,3 mil crianças que devem participar de apresentações artísticas e oficinas. No mesmo dia, o Supremo Tribunal Federal (STF) promove um encontro para discutir as experiências de tomada de depoimento especial de crianças e adolescentes no Judiciário brasileiro. Também está previsto o lançamento da matriz de um plano nacional de enfrentamento da violência sexual, no Palácio do Planalto.
Na quinta-feira (19), um seminário na Câmara dos Deputados discutirá experiências de legislação contra castigos corporais, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Embaixada da Suécia, a organização Save the Children e a Comissão de Direitos Humanos da Casa.


Fonte: Com assessoria

Nenhum comentário: