GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Comunicação e Percepção de Risco de Desastres será tema de oficina no RN


Comunicação e Percepção de Risco de Desastres será tema de oficina no RN
A Secretaria Nacional de Defesa Civil está ofertando, nos dias 16 e 17 de junho, ao RN, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, a Oficina de Comunicação e Percepção de Risco de Desastres.
A oficina tem o objetivo de capacitar multiplicadores para a atuação em ações, programas e estratégias que privilegiem a comunicação de riscos como uma ferramenta do gerenciamento de riscos. A partir da troca de informações, impressões, idéias e aplicação de atividades práticas, a oficina tem ainda o propósito de sensibilizar os multiplicadores para a importância da comunicação na concepção de modelos de tomada de decisão mais democráticos e humanitários. Concebida para permitir que todos os atores participem das de decisão que dizem respeito às suas vidas, a comunicação de riscos visa também minimizar os impactos decorrentes da formação e propagação de rumores, do excesso, da escassez ou do conflito de informação sobre riscos.
No primeiro dia, 16 de junho, a palestra abordará a aplicação de pesquisa de opinião na área da comunicação e percepção de riscos, a Comunicação e Percepção de Riscos de Desastres, atuação da Defesa Civil na prevenção, a atuação da Defesa Civil na resposta, a Defesa Civil no Brasil e as novas tendências, indicadores nacionais, entre outros assuntos.
Já no segundo dia do evento, 17 de junho, as palestras serão voltadas para o Gerenciamento de Riscos de Desastres, definição e classificação dos riscos, mapa de ocorrência de desastres no Estado, Comunicação de riscos, modelos de comunicação de riscos, o papel social dos meios de comunicação de massa, a comunicação em degraus e os formadores de opinião, a comunicação de riscos como ferramenta da tomada de decisão, entre outros temas.

Entre os palestrantes estarão representantes da Secretaria Nacional de Defesa Civil e a Doutora Cilene Victor, pesquisadora na área de catástrofes.

Entre o público alvo para a oficina estão representantes da Defesa Civil, das universidades, dos meios de comunicação, das assessorias de imprensa, do Corpo de Bombeiros, dos órgãos de controle ambiental e da sociedade civil organizada.

A Defesas Civil Estadual ofertou 20 vagas para as coordenadorias municipais de Defesa Civil, 15 para bombeiros, 10 para órgãos da imprensa e assessorias de comunicação social. Os interessados em se inscreverem devem ir até o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros e preencherem a fica de inscrição. As vagas são limitadas. Mais informações pelo 3232-6871.


por Moésio Marinho

Nenhum comentário: