GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

domingo, 29 de maio de 2011

DIA 29 DE MAIO - DIA do Estatístico


Dia 29 de Maio é dedicado aos Estatísticos. Apesar da data, poucas pessoas compreendem o quão importante é o trabalho do estatístico para o mundo atual. Provavelmente, quando se fala em Estatística, os alunos apenas se lembram da dificuldade e canseira para aprender a calcularmédias, medianas, organizar dados. No entanto, a estatística está intimamente ligada com todas nossas atividades cotidianas.
Se você é capaz de dizer quantas pessoas moram em São Paulo, ou no seu bairro, é porque algum estatístico fez esse levantamento. Se você sabe suas chances de ganhar na mega-sena, ou do seu time vencer o campeonato, é porque análises estatísticas embasaram a obtenção desses dados.

O mesmo vale quando você compara preços de produtos que ficaram mais caros, ou quando você descobre a eficácia do shampoo que acabou de comprar. Os exemplos de aplicações da estatística na vida não têm fim; uma simples tabela ou gráfico que você vê numa revista ou na TV envolve a Estatística.
Mas como será que essa ciência teve origem? Atualmente, a Estatística é basicamente uma ciência para coleta e tratamento de dados e informações. Mas seu uso data de milênios, sendo os censos populacionais sua primeira forma de utilização. Os governos usavam tal informação para a taxação de impostos ou para o alistamento militar. No entanto, durante a Idade Média, a Estatística passou a ter mais peso, pois servia como instrumento para avaliar o poderio econômico de um país: taxas de produção de bens e alimentos, contabilização de riquezas do Estado e controle do comércio com nações vizinhas.

A Estatística como conhecemos atualmente (a chamada Estatística Analítica) foi estabelecida em 1920. Como ciência, ela trabalha em duas frentes: no levantamento e organização de dados; e na elaboração de hipóteses e projeções. No Brasil, o órgão governamental responsável pelas "estatísticas" é o IBGE, que colhe os dados sobre a situação social, econômica e demográfica do país, fornecendo os números à sociedade.
O campo de trabalho do estatístico é sem fim. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como em melhorias de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como nos negócios. Além disso, a Estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências, como Medicina, Engenharia, Biologia, Sociologia.

Por essa diversidade de funções, a formação acadêmica do estatístico é exigente: ele deve ter conhecimento profundo da matemática, ter habilidades computacionais e interesse e experiência prática em análise de dados.
Profissão dura, não? Por isso, eles merecem: Feliz Dia do Estatístico!

Nenhum comentário: