GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

terça-feira, 19 de julho de 2011

Greve pode acabar ainda nesta semana


A direção regional da Secretaria de Estado da Educação (12ª Dired) se reuniu na tarde de ontem com os diretores e gestores das escolas estaduais da circunscrição de Mossoró para repassar os informes acerca da decisão judicial de punição aos professores que não retornarem imediatamente às salas de aula. Com a retomada das conversas, o fim da paralisação pode acontecer ainda nesta semana.Na última quarta-feira, 13, o Tribunal de Justiça decidiu pela ilegalidade do movimento e, na última sexta-feira, 15, o Ministério Público encaminhou uma série de orientações ao Governo do Estado para cumprir a decisão. Pela manhã de ontem, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Paulo de Tarso Fernandes, se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (SINTE/RN) para discutirem os pontos em aberto e, enfim, depois de 80 dias, avançaram nas negociações.De acordo com o sindicalista Rômulo Arnoud, a categoria voltou a apresentar as propostas de aplicação dos 34% em três parcelas iguais a começar de julho, aplicação de 21,76% no mês de janeiro de 2012, escalonamento até junho de 2012 da tabela salarial reivindicada pelo Sinte/RN e escalonamento dos retroativos dos servidores. "O secretário se comprometeu em analisar os pontos e levá-los para a Governadora. Também ficou marcada uma nova audiência na próxima quarta-feira, falta só fecharmos o horário", repassou Arnoud.Quanto à decisão da Justiça, o sindicalista também assegurou que o secretário disse que iria negociar os pontos com o procurador-geral, Miguel Josino Neto. "Se os professores irão ter os dias faltados descontados, não somos obrigados então a retornar e isso é prejudicial para a Educação do Estado como um todo", ressalta ele.Já em Mossoró, a diretora da 12ª Dired, professora Magali Delfino, informou que a orientação repassada pela Secretaria de Estado foi de que os professores deveriam retornar às salas de aula imediatamente, do contrário, haveria punição para todas as instâncias. "O MP recomendou que encaminhássemos a relação de nome dos professores que faltarem sem justificativa para que, já na folha de julho, os dias fossem descontados. Estão sujeitos à punição também os gestores, a própria Dired e até mesmo a Secretaria de Estado em descumprimento da decisão", reforça a diretora.AVANÇO O ponto mais comemorado pelos professores do Sinte foi a intenção do Estado em reavaliar toda a tabela do plano do magistério. "O Governo estudará essa questão com responsabilidade e dentro dos critérios de responsabilidade financeira, cumprimento da lei e também pensando nos alunos norte-rio-grandenses", disse o secretário Paulo de Tarso.
Apenas 10% das escolas cumpriram decisão
Mesmo depois da decisão da Justiça, até ontem apenas oito escolas das 86 unidades sob a responsabilidade da 12ª Dired tinham retornado às suas atividades. A regional compreende a oito cidades na região.
De acordo com a professora Magali Rufino, apenas três colégios de Mossoró retomaram as atividades, juntamente com 2 em Areia Branca, 2 em Upanema, 1 em Baraúna e uma 1 Grossos. "As escolas já estão em recesso escolar e mesmo as que já voltaram às atividades estão esperando a entrega do calendário de reposição", explica a diretora.
Ainda de acordo com ela, cada escola tem uma realidade diferenciada, e será necessário um novo encontro para saber de qual forma cada unidade irá repor os dias sem aula. Enquanto isso, o Sinte garante que o calendário de reposição das aulas será fechado juntamente com o Governo do Estado. "Precisamos conversar com o Estado porque o calendário será fechado de acordo com a realidade de cada escola. Mesmo assim, não há condições de sairmos da greve nessa situação porque é a pior pra Educação", reafirma o sindicalista Rômulo Arnoud.

Nenhum comentário: