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sábado, 30 de julho de 2011

TRÂNSITO BRASILEIRO. QUAL O MEU PAPEL?


Trânsito Brasileiro Qual O Meu Papel Nessa “Guerra”?

Autor: Ozéias Costa da Silva

As Manchetes diárias são rotinas a respeito da Guerra da imprudência, negligência, falta de educação:

“Ele estava na contramão e atingiu de cheio o idoso que atravessava inocentemente a rua.”,

“Ele não respeitou a faixa contínua, vindo a colidir frontalmente com o veículo ao ultrapassar o caminhão, o resultado foi a morte de pai e filho do veículo que vinha ao contrário”.

“Mãe e bebê de colo morrem ao ser atropelados ao atravessarem a faixa de pedestre, o motorista não respeitou a preferência e fugiu sem prestar socorro”.

“A guerra do trânsito faz mais uma vítima na cidade, inconformado pelo barulho da buzina, motorista atira e mata o outro no centro da capital.”

“Imprudência tira a vida de dois ocupantes de uma motocicleta”

 

Isso são alguns exemplos do que presenciamos no nosso cotidiano, eles assustam, nos deixam até perplexos e às vezes até mesmo impotentes diante dessa situação que se agrava a cada dia. Uma guerra que ceifa vidas de inocentes, tais como os terroristas que pegam de surpresas as multidões, quando não matam mutilam, deixam marcas para o resto da vida. Mas tudo isso poderia ser evitado? De que maneiras? Essa guerra terá fim algum dia? Qual meu papel nessa guerra?

 

Muitos estudos, pesquisas, estatísticas, projetos tem sido desenvolvidos para que essa realidade mude, e que esse cenário seja de paz. Efetivamente, vemos pouco resultado. O efeito não tem sido satisfatório, levando-nos a reflexão de que a atuação tem sido mais nas causas e efeitos do que na prevenção, na conscientização.

O motorista brasileiro é mal educado, irresponsável, conhece poucas as leis de trânsito. Às vezes até parece que não temos leis que “regem” as normas de trânsito, compreendemos que pouco pode ser feito com nossa geração, pois as raízes culturais do povo ainda não se adaptaram, ainda não aceitaram os limites da lei, pois em pouco menos de 20 anos as mudanças que ocorreram na sociedade brasileira, não só nos meios políticos, econômicos, tecnológicos, sociais, ocorreram de forma tão rápida que a nossa geração não estava preparada, não foi possível mudar a cabeça, a mentalidade do povo em relação a tudo isso.

Falou-se muito que a solução para o povo Brasileiro estava na Educação, e que ter cultura não é continuar com os mesmos hábitos, mas uma identidade cultural tem a ver com valores, com a ética. Para vencer essa guerra, precisamos valorizar o próximo, respeitar, amar. Não será possível mudar um século em tão pouco tempo. Percebemos que não estávamos preparados para tudo isso, mas o futuro depende dessa conscientização. Assim como no filme “O Exterminador do Futuro” em que o mocinho volta do futuro para impedir que as ações do passado destruam esse futuro, as nossas ações, as nossas batalhas precisam ter esse censo crítico, essa defesa do futuro, que deve acontecer nos bancos das Escolas, não nos projetos que estamos acostumados a presenciar, onde políticos fazem suas bases eleitoreiras e que no fundo só querem tirar mais dinheiro do povo. As soluções estão no que nossos filhos e nossos netos, as próximas gerações estão aprendendo agora. A Educação, o estudo, são as principais armas nessa guerra. Os mestres e os pais, nós pais, precisamos ser os grandes estrategistas, conhecer o nosso papel nessa “Guerra” que insiste em continuar a matar.

O papel da escola é conscientizar os alunos sobre as leis de trânsitos, alertando-as dos perigos que nele ocorrem, sobretudo como devemos nos comportar e respeitar as leis para a sua segurança e das outras pessoas. Para que isso aconteça é preciso alertar a criança sobre o que é trânsito:

  • Trânsito é o movimento de pedestre e de veículos nas ruas, avenidas e estradas.
  • Para organizar o trânsito e dar segurança aos pedestres, existem:
  • Guardas de transito; organiza o movimento de veículos e pedestres.
  • As faixas de pedestres; com listras brancas e pretas, estão pintadas na rua indicando onde os pedestres devem etravessar.
  • Os veículos devem parar antes da faixa na linha branca.
  • Semáforo sinaleiro ou faróis; controlam a passagem de veículos e pedestres.
  • Sinais de transito orientam pessoas e veículos.

Sendo assim esta na hora da escola exercer seu papel frente à sociedade desenvolvendo e executando projetos que levem o aluno a uma nova reflexão onde essa consciência deva começar desde a educação infantil, pois é desde muito cedo que devemos ter bons atos. Se desde primeiros anos de vida fica claro pra criança que existem leis de trânsito e elas devem ser obedecidas. Como nos anos seguintes deve-se trabalhar essa consciência, pois sendo assim a própria criança pode estar policiando o pai porque naturalmente quando a criança aprende e esse aprendizado tem significado, em outro momento ela estará usando em seu beneficio. Que neste caso seria se locomover de maneira correta pelas ruas avenidas e praças.

http://www.artigonal.com/educacao-artigos/transito-brasileiro-qual-o-meu-papel-nessa-guerra-1379049.html

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