GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 6 de agosto de 2011

Cosern doará 3,5 mil geladeiras à população de Macau, Santa Cruz e Currais Novos


Macau, Santa Cruz e Currais Novos são as cidades atendidas nos meses de agosto e setembro pelo programa de eficiência energética da COSERN, o Nova Geladeira. Com ele, os consumidores desses municípios podem se cadastrar para trocar, sem nenhum custo, sua geladeira antiga por uma nova com selo de eficiência energética “Procel – A”, além de receber cinco lâmpadas fluorescentes gratuitamente.

Esta etapa do Projeto começou no município de Macau nos dias 25 de julho a 05 de agosto. Depois, passará por Santa Cruz dos dias 15 e 26 de agosto, até chegar em Currais Novos entre 05 e 16 de setembro. Um estande do Nova Geladeira será montado no centro dessas cidades para atender a população das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os primeiros cinco dias são para cadastrar os consumidores que receberão o equipamento, enquanto na semana seguinte haverá a entrega da geladeira.

Para ser beneficiado com esta ação, o consumidor da COSERN deve estar com todas as contas de energia pagas, possuir uma geladeira velha em uso para trocar e ter um consumo mensal superior a 70 kWh/mês. Além disso, precisa estar cadastrado na Tarifa Social de Energia ou inscrito no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal e, caso não seja o responsável pela conta de energia, deve mudar a titularidade para o beneficiário do cartão. 

O Projeto Nova Geladeira integra o plano de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia e tem caráter sócio-ambiental, pois além de oferecer mais qualidade de vida aos participantes contribui para a preservação do meio ambiente. Os novos refrigeradores doados pela COSERN utilizam o gás isobutano, considerado ecológico por não agredir a natureza e não aquecer o planeta. Com a troca, as geladeiras antigas que gastam mais energia e degradam o ambiente são retiradas de uso. Além disso, o gás CFC utilizado nas geladeiras, nocivo à camada de ozônio, é removido do motor de refrigeração e reprocessado. A sucata é vendida e os valores arrecadados serão destinados a projetos de caráter sócio-ambientais.

Os consumidores contemplados ganham refrigeradores de 280 litros com Selo Procel de economia de energia. O novo equipamento pode proporcionar uma diminuição média no consumo de energia entre 30% e 40% ao mês, o equivalente a redução de R$ 10,00 em uma conta de energia que antes custava R$ 30,00.

No Rio Grande do Norte, o Programa Nova Geladeira começou o ciclo 2011 em fevereiro e, até agora, já entregou cerca de 4.500 refrigeradores em 11 municípios do Rio Grande do Norte: Japi, Jaçanã, Coronel Ezequiel, Campo Redondo, Florânia, Acari, Lajes, Angicos, Afonso Bezerra, Parazinho e Pendências. A COSERN pretende fechar o ano com 10 mil equipamentos doados à população do Estado.

Os municípios atendidos pelo programa Nova Geladeira são escolhidos seguindo critérios técnico-administrativos, como o número de consumidores inscritos na Tarifa Social e localidades que não tenham recebido ações semelhantes de eficiência energética da COSERN recentemente.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa Cosern
Troca de geladeiras gera economia no consumo de energia elétrica


Nenhum comentário: