GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

terça-feira, 5 de julho de 2011

BRASÍLIA É A FAVORITA PARA SEDIAR ABERTURA DA COPA 2014


Credenciada para sediar a abertura oficial da Copa do Mundo de 2014, Brasília entrou ontem para a lista das cidades favoritas a receber o espetáculo inicial. O avançado estado das obras do Estádio Nacional — antigo Mané Garrincha —, que já tem 33% da reforma concluída, impressionou o ministro do Esporte, Orlando Silva (foto, à direita). Em entrevista coletiva, ontem, durante uma simulação de vistoria antibombas na futura arena, ele anunciou que a capital “se credencia fortemente” para ser palco do primeiro jogo do Mundial do Brasil.

“O fato de o estádio já ter aprontado mais de um terço do programado é um resultado extraordinário e aumenta nossa confiança. Brasília, na medida em que cumpra seu cronograma, se credencia fortemente para poder receber a abertura do Mundial”, afirmou o ministro durante a operação de segurança. Para ele, a escolha da capital federal para abrir as inspeções preventivas foi uma homenagem ao Governo do Distrito Federal (foto, à equerda) e ao adiantado desenvolvimento das obras. Todas as 12 arenas das cidades-sede da Copa vão passar por procedimentos semelhantes.

Brasília disputa a abertura do Mundial-2014 com São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, mas a briga ocorre, principalmente, com a capital paulista. E é justamente a cidade mais rica do país que enfrenta os maiores problemas com o prazo das obras — o estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, ainda está nos primeiros passos de sua construção. Para construir um estádio padrão Fifa são necessários pelo menos 30 meses e só faltam 35 para o início da competição. No entanto, o ministro não cogita deixar a capital paulista de fora do Mundial.

As etapas de escavações e fundações da reforma do Estádio Nacional de Brasília estão em fase de conclusão. Os 1,9 mil funcionários do consórcio deram início às construções de estruturas da arquibancada da arena, que terá capacidade para 71 mil espectadores. Até o momento, já foram edificados 10% de estrutura. A previsão é que o estádio fique pronto até dezembro de 2012, estando apto a ser utilizado na Copa das Confederações, em junho de 2013, considerado um evento-teste para o Mundial.

Durante a visita ao antigo Mané Garrincha, o governador Agnelo Queiroz lembrou que o período de estiagem das chuvas — que deve seguir até setembro — vai colaborar com o andamento da reforma da arena e dar tranquilidade aos operários. Além disso, Agnelo adiantou que lançará um terceiro turno de trabalho para que o campo seja entregue dentro do prazo estipulado. “O estádio será entregue no tempo combinado e será o único no mundo a ter o selo Platinum (leia Para saber mais)”, garantiu.

Preferência por São Paulo
Por diversos momentos ao longo do último ano, o ministro Orlando Silva declarou ser favorável à realização da abertura da Copa em São Paulo. Em outubro de 2010, ele declarou que “todos avaliam que é a cidade que reúne as melhores condições para fazer a abertura da Copa”. O discurso foi o mesmo até poucas semanas, quando ainda defendia a capital paulista como a melhor opção para o jogo inaugural do Mundial, citando fatores como a importância econômica, estrutura hoteleira e oferta de serviços. Ontem, porém, o ministro já não parecia tão seguro disso.

Radiografia
Capacidade: 71 mil lugares
Custo: R$ 600 milhões
Concluído: 33% das obras
Funcionários: 1,9 mil
Previsão de entrega: dezembro de 2012

Para saber mais
Estádio verde
O Estádio Nacional de Brasília pode ser o primeiro do mundo a receber o mais conceituado certificado internacional de construção sustentável, o Leadership in Energy and Environmental Design Platinum. O selo verde é concedido pela United States Green Building Council, conselho que envolve 115 países. Ideias simples de produtividade e maximização de recursos naturais, como o reaproveitamento de água da chuva e captação de energia solar, aumentam a chance de receber a certificação. A ecoarena já conta com 87 pontos de um total de 100 a serem avaliados para garantir a titulação. Estádios norte-americanos detêm os certificados Gold ou Silver, mas o selo Platinum nunca foi concedido.
Local passa por vistoria
As obras do Estádio Nacional de Brasília receberam na manhã de ontem a primeira vistoria oficial de segurança para a Copa do Mundo de 2014. O procedimento faz parte do protocolo da Fifa para a realização dos jogos do Mundial. A primeira etapa da operação começou com a demonstração de um robô canadense da Polícia Federal responsável pela detecção e desativação de explosivos. Na simulação, em poucos minutos, o robô conseguiu identificar e desarmar o artefato.

Dois cães farejadores deram sequência ao procedimento ao rastrearem um objeto supostamente explosivo escondido por policiais na estrutura das arquibancadas. Os animais localizaram o objeto e sentaram-se diante dele como forma de identificação. “É possível perceber que eles não farão estardalhaços quando encontrarem um explosivo. Apenas apontaram o objeto encontrado”, explicou um perito da PF.

Outra medida de segurança será o cadastramento de todos os 1,9 mil operários que trabalham nas obras do estádio. As informações pessoais deles serão arquivadas em um banco de dados da Polícia Federal e devem ficar disponíveis às autoridades de maneira rápida e eficiente. Delegado da PF, José Ricardo Botelho, defendeu que os procedimentos contra explosivos são essenciais para garantir a segurança dos estádios. “Toda e qualquer estrutura que pode servir de esconderijo para um artefato explosivo será vistoriada”, afirmou.

Botelho será o titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, vinculada ao Ministério da Justiça. Em fase de criação (o decreto está na Casa Civil), a pasta ficará responsável pelas ações de segurança da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, além da conferência internacional Rio 20, no próximo ano.

AS RIVAIS

Veja o que pesa a favor e contra nas cidades que estão na briga com Brasília pela abertura da Copa de 2014:

- São Paulo

Pontos fortes
» A maior cidade do país é a preferida da presidente Dilma, de Ricardo Teixeira e, até ontem, era também a do ministro Orlando Silva
» Tem tradição no futebol
» Tem uma economia forte e com diversas atrações para os turistas

Pontos fracos
» O estádio do Corinthians, em Itaquera, é um dos mais atrasados e ainda depende de verbas a serem liberadas para que seja concluído
» Tem problemas de congestionamento, o que dificulta o acesso ao estádio

- Belo Horizonte

Pontos fortes
» As obras no Mineirão estão em estado avançado
» A cidade tem investido muito em obras para facilitar a mobilidade urbana
» O senador Aécio Neves tem prestígio com Ricardo Teixeira, de quem é amigo

Pontos fracos
» A rede hoteleira é considerada incapaz de receber tantos turistas
» O aeroporto carece de muitas melhorias

- Salvador

Pontos fortes
» Cidade com vocação para festividades
» Tradição turística e importância histórica no país

Pontos fracos
» Falta de apoio político
» Obras de infraestrutura urbana e do aeroporto estão atrasadas

O QUE A FIFA EXIGE

Para pleitear o jogo de abertura da Copa de 2014, as pretendentes têm de cumprir uma série de exigências, como:

» Estádio com capacidade para mais de 65 mil lugares

» Entorno com cerca de 100 mil m² em condições de abrigar as equipes de imprensa e as áreas de hospitalidade dos convidados VIPs e patrocinadores

» Estacionamento para pelo menos 15% dos assentos, ou seja, cerca de 10 mil vagas nos arredores do estádio

» Estação de transporte de massa a pelo menos 2km do estádio

» Suporte hospitalar de primeira linha com acesso fácil e rápido

» Rede hoteleira compatível com a quantidade de visitantes (com número de leitos igual a no mínimo 30% da capacidade do estádio).
Fonte: Super Esportes

Um comentário:

NEMIAS SALVADOR (BRASÍLIA) disse...

O QUE A FIFA EXIGE,SÓ UM ITEM BRASÍLIA NO MOMENTO DEIXA MUITO A DESEJAR:(SUPORTE HOSPITALAR). APESAR DE TER DEZENOVE HOSPITAIS PÚBLICOS E MAIS DE TRINTA PARTICULARES DE MÉDIO E GRANDE PORTE.A REDE PARTICULAR É DE PRIMEIRA LINHA, JÁ O PÚBLICO É UMA NEGAÇÃO,COM ALGUMAS EXCEÇÕES COMO:HOSPITAL SARAH,INCOR,INFANTIL E HOSPITAL DE BASE NA PARTE DE TRAUMA.