GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

terça-feira, 12 de julho de 2011

Governo Federal aprova projeto de acessibilidade da Ufersa e destinará 168 mil reais para execução das adaptações

O Governo Federal, através do Programa de Acessibilidade na Educação Superior, o Incluir, aprovou o repasse de R$ 168 mil para que a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) dote o campus de infraestrutura e equipamentos necessários ao atendimento e acessibilidade da comunidade acadêmica portadora de necessidades especiais.
O projeto tem a coordenação do professor Blake Charles Diniz Marques, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas. Segundo o professor, além dos equipamentos que serão construídos, o projeto contempla também a realização de seminários sobre a inclusão social com temas voltados para a inserção de pessoas deficientes no ensino superior. Além da aquisição de uma impressora braile e de seis teclados também em braile.
Com a aprovação do Projeto, a Ufersa dará continuidade a adequação dos equipamentos com a adaptação de dois banheiros, instalação de 1.200 metros de piso tátil nos prédios de sala de aula, sala de professores, restaurante e demais prédios administrativos. O projeto contempla ainda a aquisição e instalação de dois elevadores, a serem fixados em prédios que não tenham alguma forma de acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência.
De acordo com o professor Blake Charles, o projeto, aprovado no último dia 13 de junho, tem um ano para ser executado. "A Universidade é uma instituição inclusiva, portanto deve estar preparada para receber os estudantes, professores e servidores com necessidades especiais", justifica o coordenador em relação à importância do projeto, que conta também com a participação do professor Breno Barros.
O professor Blake Charles argumenta ainda que as ações de acessibilidade são fundamentais para garantir a inclusão social dos portadores de necessidades especiais na Ufersa. "Tivemos a preocupação, por meio da arquitetura, de poder atender melhor toda a comunidade acadêmica, incluindo, o público portador de deficiência, garantindo, assim, a sua integração à vida acadêmica, eliminando barreiras comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas e comunicacionais, de acordo com o Incluir", destaca.



http://www.omossoroense.com.br/cotidiano/3838-governo-federal-aprova-projeto-de-acessibilidade-da-ufersa-e-destinara-168-mil-reais-para-execucao-das-adaptacoes

Nenhum comentário: