GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Professores da Uern se reúnem com reitor


Representantes da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) se reuniram na tarde de ontem, 5, com a administração da universidade. O encontro aconteceu na sede da Reitoria, onde foram discutidas questões ligadas à paralisação das atividades e ao funcionamento da instituição.

Embora o encontro tenha sido considerado proveitoso em alguns aspectos, na ocasião, os professores ficaram sabendo que um de seus principais objetivos não foi alcançado, serem ouvidos pelo Governo.

De acordo com o presidente da Aduern, Flaubert Torquato, o primeiro ponto debatido durante a reunião diz respeito à apresentação de uma contraproposta, elaborada pelos professores, ao Governo do Estado, com intermédio da Reitoria. Ele informa que não foi possível ser realizada a apresentação do documento, o que decepcionou a categoria, confiante em avançar nas negociações a partir da apresentação do documento. “Infelizmente, a gente perdeu mais uma semana”, menciona Flaubert.

Segundo ele, esta semana o reitor irá a Natal, onde se reunirá com o chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso. A intenção, no entanto, é que o contato fosse com a governadora, porém, ela estará em Brasília. “A gente ainda entende que é a governadora a pessoa mais indicada para responder nossa pauta”, acrescenta.

Outro ponto discutido durante o encontro, diz respeito à possível rescisão no contrato entre professores substitutos e universidade. A categoria entendeu a medida como uma afronta, uma tentativa de reprimir o direito de greve. Em uma atitude sensata, o reitor acatou o pedido dos docentes e os contratos não serão reincididos. “Os professores substitutos manterão os contratos, receberão seus salários e poderão fazer greve”, conclui Flaubert Torquato. 

A reunião também possibilitou a formação de uma comissão interna para discutir questões e elaborar um projeto referente à autonomia financeira da Uern. Segundo Flaubert, essa comissão será composta por 12 pessoas, sendo três da administração, três da Aduern, três do Sintauern e os demais do Diretório Central dos Estudantes (DCE). O prazo para formulação do projeto é de 60 dias e, ao final do período, o plano será apresentado junto à administração da universidade.

“Em síntese, eu acho que foi uma reunião muito boa”, complementa o presidente da associação. 

Para o reitor da Uern, Milton Marques de Medeiros, a reunião faz parte dos trabalhos da instituição, uma vez que, à medida que a paralisação se prolonga alguns questionamentos vão surgindo e precisam ser respondidos. Nesse sentido, ele considera importante que a administração central converse com os segmentos.
O reitor confirma que na próxima sexta-feira, 8, se reunirá com os secretários do Governo e o chefe da Casa Civil para tratar assuntos relacionados à greve dos segmentos da universidade.

Com informações da repórter Luciana Araújo
Ednilto Neves
Legenda: PARA O reitor da Uern, Milton Marques, a reunião faz parte dos trabalhos da instituição

Nenhum comentário: