GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 4 de junho de 2011


DIFERENÇAS CULTURAIS ENTRE OS JOVENS DE ANTES E OS DE HOJE


Achei muito legal o texto do Tio Colorau acerca das diferenças culturais dos jovens de antigamente para os de hoje. Realmente, os jovens de antes estão anos-luz à frente cultural e "inteligentalmente" dos jovens do século XXI.

Veja o texto:

Desde segunda-feira o Canal Viva está exibindo, sempre às 23h45, a antológica série Anos Rebeldes, que passou pela primeira vez na Rede Globo em 1992.
Há quem diga que esta série, que traz como foco o engajamento de estudantes de classe média na luta por um país livre, incentivou omovimento cara-pintada, o qual resultou no impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Melo.
Como não assisti na primeira vez que foi ao ar, estou aproveitando esta oportunidade para ver esta brilhante e empolgante série.
O que me chama a atenção é a diferença de comportamento entre aqueles jovens idealistas dos anos 60 e a juventude vazia de hoje.
Pelo que mostra a série (e também muitos livros etc) o cotidiano dos jovens dos anos 60 era repleto de leituras, debates, preocupações com as questões sociais, com a democracia, a liberdade. As inocentes festinhas eram embaladas com músicas de João Gilberto, Caetano Veloso, Nara Leão etc,. sempre em rodinhas onde o violão passava de mão em mão. As conversas eram sobre livros, peças teatrais, cinema e, claro, questões políticas e sociais.
Hoje, vemos uma juventude descompromissada com coisas sérias, preocupada apenas em atualizar o perfil no FaceBook, cuidar da fazendinha do Orkut, falar dos namoricos pelo MSN e se agendar para a próxima festa. E por falar em festa, quanta diferença musical entre aquele período e o atual. Nos anos 60, as mocinhas se balançavam como pêndulos nas rodinhas de violão, cantarolando músicas dos artistas já citados. Atualmente, eles colocam as mãos nos joelhos e são as “preparadas”, as “cachorras”. Exibem-se em posições ginecológicas, sempre usando aquele short curtíssimo ou aquela minissaia.
Tio Colorau
Verdade verdadeira!


Nenhum comentário: