GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 18 de junho de 2011

O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A EDUCAÇÃO E A CRISE DO RIO “GREVE” DO NORTE...


O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE A EDUCAÇÃO E A CRISE DO RIO “GREVE” DO NORTE...

POR GILENE DANTAS:



Olá caros leitores! Os meios de comunicação são mesmo umas maravilhas! E que podem ser utilizadas por variadas formas, claro! Maravilhoso é quando uma pessoa que sabe o que diz tem acesso; triste e pífio é quando alguém ignorante se apodera desta ferramenta! Confesso que o que escrevo antes de tudo é um verdadeiro desabafo, por ter ouvido na rádio da cidade de Jardim de Piranhas/RN, certa mãe de família dizer: “Os professores devem se pôr no lugar deles, as crianças não podem ser prejudicadas! Ninguém tem culpa disso, se eles escolheram ser professores, eles já sabiam que ganhariam pouco!” (Lamento! Nada a comentar!)

Porém sei que muitas pessoas como esta senhora também não conhecem os direitos do cidadão, e tampouco a legitimidade dos fatos e ocorrências que sofre o nosso Estado. Pois bem, eis o meu desabafo:

Então a culpa é do professor?

Pelo tráfico e consumo de drogas que cresce de forma exorbitante?

Pelo desemprego no país? Pela falta de moradia?

Pelo analfabetismo? Pelos jovens que abandonam as escolas para trabalhar e sustentar suas casas?

Pelas jovens que engravidam aos 12 anos de idade? Pela prostituição? Pela a educação de má qualidade?

A culpa é do professor por acontecer às greves? Pelas crianças que estão sem assistir aula neste momento?

Vamos refletir... Se é proclamado pelos governantes que a educação é a base de tudo, e que já progredimos muito, porém, este é um processo que é natural ser lento! Então o que significa a educação de verdade? Qual a verdadeira importância dada a esta base?

Pergunta muito complexa, mas vou tentar refletir de forma progressiva... A educação trata-se de um processo de desenvolvimento de capacidades morais, intelectuais, culturais e físicas de todas as pessoas; o comportamento, a personalidade, as atitudes, e as escolhas de qualquer pessoa são vinculados à educação até mais do que possamos supor.

A verdadeira educação vai além de saber história ou matemática, de jogar o lixo na lixeira, de dar bom dia ou pedir desculpas. Estas são nossas obrigações como pessoas civilizadas que convivemos com outras. A real educação é a de pensarmos em toda a sociedade, ao invés de pensarmos só em nós mesmos!

É deste modo que avalio de forma simplificada e resumida o que se passa nas mentes dos professores grevistas. Talvez seja utópico o que digo, romântico demais aos olhos de alguns, mas de fato, o professor sabe a real importância da educação, e por saber do valor que a educação tem, é que se manifestam!

O processo chamado Educação é feito por nós e em nós; não existe falta de educação, existe educação extraviada! São pelas crianças que neste momento estão sem assistir aula, são pelos pais destas crianças trabalhadores, é pela economia, é pelo desenvolvimento, é pela qualidade de vida, e por muitos outros motivos incalculáveis que os professores lutam... É por saber que é posto aos professores a responsabilidade de SALVAR O PAÍS! Isso mesmo, pois não é a Educação a base de tudo!?

A constituição Federal exige a aplicação de 25% do valor arrecadado em impostos na educação, é lei irrevogável que é descumprida sistematicamente pelos governantes, só isso!

Não podemos dizer qualquer coisa, acusar sem realmente saber os verdadeiros motivos, e principalmente não temos direito de pedir mais flexibilidade de uma classe que sofre, que luta por direitos que são meus, seus, das crianças e de toda a sociedade! E ainda refletindo sobre as crianças que estão neste momento sem assistir aula, na verdade elas estão há muito tempo sem uma educação digna e correta como manda a constituição, mas que o conformismo da maioria não permite enxergar!


VIVA AOS PROFESSORES, FORMADORES DE VIDAS!
  
GILENE DANTAS
FUTURA PEDAGOGA, POR OPÇÃO! PORQUE NÃO FUI EU QUE ESCOLHÍ A EDUCAÇÃO, E SIM A EDUCAÇÃO ME ESCOLHEU!

Nenhum comentário: