GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

terça-feira, 21 de junho de 2011

Em sincronia com a sala de aula

"Doce e agradável" aos ouvidos do escritor espanhol Miguel de Cervantes, autor do clássico "Dom Quixote de La Mancha", a língua portuguesa é o quinto idioma mais falado do mundo, e o primeiro no hemisfério sul, devido, principalmente, aos mais de 190 milhões de brasileiros. Na terra do poeta Olavo Bilac (fundador da Academia Brasileira de Letras), o português ganha contornos próprios, e sua dinâmica e particularidades são o ponto de partida para o professor natalense Sílvio Augusto do Nascimento, que lança a primeira gramática produzida em solo potiguar nesta quarta-feira (22), às 19h, na Livraria Siciliano do Midway Mall. 
junior santosAutor da gramática Extremamente Fácil, professor leva novas ideias a estudantes do ensino médio e professoresAutor da gramática Extremamente Fácil, professor leva novas ideias a estudantes do ensino médio e professores


Batizada de "Gramática Extremamente Fácil", sua publicação é, antes de qualquer coisa, "a realização de um sonho", garante o autor de 46 anos - dos quais trinta são dedicados ao ensino da  língua portuguesa.


Com diagramação e ilustrações de Adauto Harley, a obra está devidamente registrada com número da ISBN (sigla para International Standard Book Number, ou Número Padrão Internacional de Livro) e sai com dois mil exemplares pela Editora Cognitum, com 504 páginas e 22 capítulos. Após o lançamento, estará à venda nas principais livrarias da cidade por R$ 70. A publicação da "Gramática Extremamente Fácil" conta com patrocínio do Iap Cursos, Call e Colégio Ciências Aplicadas, mais apoio das escolas Overdose e CEI.


A criação da gramática já estava nos planos do professor Sílvio Augusto há um certo tempo, mas foi nos últimos três anos que decidiu focar-se de forma sistemática no trabalho. "O 'extremamente fácil' é um bordão que utilizo em sala de aula, e a publicação é resultado de um pedido veemente dos alunos", disse. Ele já recebeu convites para adoção do livro em duas escolas de Natal, e diz que entre seus diferenciais está a possibilidade dos leitores entrarem em contato direto com o autor: "Deixei meu e-mail (gramaticasilvio@gmail.com) e perfil do twitter (@Silvio_prof) anotado na gramática para quem quiser tirar dúvidas ou mandar sugestões. Inclusive, algumas questões mais pertinentes estarão nas próximas edições - trata-se de uma gramática interativa e colaborativa", adianta.


Diferenciais


Sílvio começou sua carreira de professor quando ainda era aluno, e se destacava na matéria: "Estudava na ETFRN (hoje IFRN) e meus professores perguntaram se poderia dar aulas de reforço para seus filhos. Topei, e esses alunos começaram a melhorar o rendimento", lembra. Sua performance chamou atenção e ele começou a receber alguns convites para substituir professores e ministrar aulas de maneira informal, antes mesmo da graduação. "Acabei desenvolvendo toda uma técnica para dar aulas, e consegui fazer com que meus alunos fixassem o assunto a partir de uma abordagem diferente", comemora o professor, que já deu aulas em escolas públicas e privadas, antes de se dedicar a palestras sobre linguística e a nova ortografia em empresas e cursos preparatórios para concursos e vestibular. "Hoje tenho cerca de cinco mil alunos, e estou ensinando filhos de ex-alunos", contabiliza.


Formado pela UFRN, Sílvio tem pós-graduação em Gestão e Organização Escolar; Marketing e é especialista em Análise Linguística. Também especialista em Redação Oficial e Forense, o professor foi procurado há cerca de dez dias pelo Governo Estadual interessado em encomendar uma gramática específica sobre o assunto.


Professor usa letras de músicas como ferramenta na sala de aula

Além de adotar uma linguagem descomplicada, teoria passo a passo e apresentar em torno de mil questões gabaritadas, a "Gramática Extremamente Fácil" também traz o clima das aulas: "Faço muitas referências musicais, e trago exemplos locais e bem atuais como a morte do Bin Laden. Para tornar o aprendizado ainda mais leve, abro cada capítulo com poemas de nomes que considero expoentes da língua portuguesa como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Fernando Pessoa e Florbela Espanca", enumera.

Esse método descomplicado de ensinar e aprender pode ser visto na forma como a gramática aborda o ensino dos adjuntos adverbiais: o adjunto adverbial de modo é visualizado a partir da letra do Martinho da Vila - "É devagar, devagar, devagarinho..."; 

A gramática apresenta mais de 20 tipos de adjuntos adverbiais - a gramática tradicional cita sete. Exemplo foi a inclusão do adjunto adverbial de "assunto": "E por falar em Saudade, onde anda você".

Exemplo de adjunto de negação é exemplificado com um samba reggae: "Não, não me abandone, não se desespere..."; de frequência fica sob a responsabilidade do Peninha: "Às vezes no silêncio da noite...", e por aí vai. "A música é um excelente recurso de fixação", garante o professor. 



http://tribunadonorte.com.br/noticia/em-sincronia-com-a-sala-de-aula/186076

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Bom dia Professor!
É com grande alegria que leio esta postagem, sou um fisioterapeuta amante da língua portuguesa!
Tenha uma excelente terça-feira!

Quero lhe convidar para ver e comentar ‘Os Anjos’ no http://jefhcardoso.blogspot.com

“Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)