GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpo de Bombeiros comemora aniversário com Semana de Prevenção e Evento Esportivo


Corpo de Bombeiros comemora aniversário com Semana de Prevenção e Evento Esportivo
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte estará realizando no período de 27 de junho a 02 de Julho, a Semana de Prevenção contra incêndios e acidentes, em função do Dia Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil, comemorado no dia 2 de julho.
As atividades marcam também o 155º aniversário do Bombeiro Nacional que tem como data de comemoração o dia em que foi criado o primeiro Corpo de Bombeiros no Brasil. No dia 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II criou o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Quatro anos depois, diante do êxito do serviço, o Corpo deixou a condição de "provisório" e passou a denominar-se Corpo de Bombeiros da Corte.
O evento, promovido pelo CBMRN, visa através da interação com a comunidade, sensibilizá-la quanto à importância da prevenção e riscos de envolvimento em incêndios e acidentes. “O cotidiano revela a susceptibilidade de qualquer cidadão aos riscos e a Semana de Prevenção e tem o objetivo de formando uma consciência quanto a essas questões, desenvolvendo ações de caráter preventivo e de cidadania à população potiguar”, disse o Coronel Elizeu Dantas, Comandante Geral do CBMRN.
Em Natal, a abertura da Semana de Prevenção ocorrerá na próxima segunda feira, dia 27, às 7 horas, com uma Blitz Preventiva, onde será realizada a entrega de panfletos institucionais, para os condutores de veículos que trafegam pela Avenida Prudente de Morais, com informações a cerca de acidentes domésticos. A ação será repetida durante todos os dias da semana, nos horários de maior movimento no trânsito, sendo eles entre 7 e 9 horas e entre 16 e 18 horas.

Crianças e adolescentes de dezenas de instituições, escolhidas pela suas importâncias e serviços prestados a sociedade também estarão participando do cronograma de atividades do órgão. Um ônibus da corporação estará transportando, diariamente, dezenas de crianças até o quartel, onde serão realizadas várias palestras e ações de entretenimento. Entre as instituições escolhidas estão: Associação de Orientação aos Deficientes (ADOTE), Associação de pais e amigos dos excepcionais (APAE), Escola Municipal Professora Maria Dalva Gomes Bezerra, Casa de Passagem II e Projeto Conexão Felipe Camarão.
Também está sendo previstas apresentações operacionais, exposição de equipamentos e viaturas em shoppings, visitas externas em instituições e uma campanha de doação de sangue junto ao Hemonorte.

PREVENÇÃO EM MOSSORÓ

Em Mossoró, o 2º Grupamento de Bombeiros contará com diversas atividades educativas visando orientar a população quanto a prevenção de acidentes domésticos, entre outros.
“O planejamento da Semana de Prevenção em Mossoró foi executado, este ano, com muita antecedência pelo 2º Grupamento de Bombeiros. Estaremos trabalhando na realização do projeto Bombeiro na Escola oferecendo palestras e entretenimento para as crianças e adolescentes da cidade”, disse o Major Franklin Araújo, Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros.
Entre os locais escolhidos para receber a ação do Corpo de Bombeiros, em Mossoró, está a Escola Municipal Dolores do Carmo Rebouças, que fica localizada na Rua Cândido Clementino Barros, S/N. Aeroporto II.
Além disso, o 2º Grupamento de Bombeiros estará montando um stand operacional no Mossoró West Shopping, nos dias 29 e 30 de junho de 2011. Na ocasião será realizada a exposição de materiais de atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, salvamento veicular, mergulho e combate a incêndio.
“Vamos apresentar vídeos de nossas atividades e distribuir panfletos sobre as ações executadas pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte”, destacou o Major Franklin Araújo.
Corrida Soldados do Fogo
A semana será encerrada no Estado com a 17º Corrida Soldados do Fogo. A prova, a ser realizada no dia 2 de julho, às 16 horas, contará com cerca de 1.200 corredores na comemoração pelo Dia Nacional dos Bombeiros.
Os atletas poderão escolher entre 5 Km e 10 Km. "Já estamos na contagem regressiva e providenciando os últimos detalhes. Em breve, divulgaremos um boletim com todas as informações e conclusões finais da prova para os corredores. Com certeza estamos buscando oferecer tudo de melhor para os atletas iniciantes e experientes", disse o diretor da Hora de Correr e organizador, Nivaldo Pereira Júnior.
Durante todo o percurso, terão vários postos de hidratação com água à vontade para todos os corredores. O evento terá, como uma das inovações, cronometragem eletrônica através de chip. Os corredores do percurso de 10 Km ainda receberão uma garrafa de isotônico ao final da prova, e todos terão a disposição frutas, água, camisa em poliamida, distribuição de brindes e muito mais.
Assim como nos anos anteriores, a Corrida Soldados do Fogo terá um caráter beneficente e irá destinar os recursos arrecadados no evento para o Programa Social Bombeiro Mirim, mantido pela corporação desde 1988, atuando no reforço escolar de adolescentes de 12 a 14 anos de idade.
A 17ª Corrida Soldados do Fogo é uma realização do Governo do Estado do RN e do Corpo de Bombeiros do RN e é organizada pelas empresashoradecorrer.com.br, Natal Runner e Usina Comunicação.
Entre as empresas e órgãos que apóiam o evento estão: Grupo R. Cunha, Construtora Total, Flex Fitness, Petrobrás, Ecocil, Bazar São Paulo, Midway Mall, Natal Card, Destaque, SAMU, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL), Fercomércio, Supegasbras, Sos Sul, Cosern, Potigás, Sos Sul, Caern, Ceasa, Semob, PMRN, Sesi e Urbana.



Por Moésio Marinho

Um comentário:

Jeferson Cardoso disse...

Olá Prof. Roberland!
Será bem movimentada essa semana para os bombeiros!
Obrigado pelo comentário e voto.
Tenha um abençoado feriado prolongado!
Jeferson Cardoso