GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 4 de junho de 2011


Brasil encara a Holanda por 1ª vitória sobre um Top 20 da Fifa na 'era Mano'

Bruno Freitas
Em Goiânia

Batida por Argentina e França em duelos recentes contra forças do mesmo patamar, a seleção enfrenta a Holanda neste sábado (16h10, de Brasília) no estádio Serra Dourada, atrás de sua primeira vitória na “era Mano Menezes” contra um adversário integrante do Top 20 do ranking da Fifa – o Brasil é o 3º desta relação. Simbolicamente, o treinador sabe que precisa de um selo desta importância em seu trabalho às vésperas de sua estreia em competições oficiais.

POSIÇÃO DOS RIVAIS DE MANO
De acordo com a última relação divulgada


EUA – 22º do ranking da Fifa
Vitória por 2 a 0 em 10.08.2010
Irã – 48º do ranking da Fifa
Vitória por 3 a 0 em 07.10.2010
Ucrânia – 35ª do ranking da Fifa
Vitória por 2 a 0 em 11.10.2010
Argentina – 5ª do ranking da Fifa
Derrota por 1 a 0 em 17.11.2010
França – 19ª do ranking da Fifa
Derrota por 1 a 0 em 09.02.2011
Escócia – 66ª do ranking da Fifa
Vitória por 2 a 0 em 27.03.2011
Holanda – 2ª do ranking da Fifa
Jogo em Goiânia em 04.06.2011
Será a penúltima oportunidade de Mano confrontar suas convicções antes da disputa da Copa América da Argentina. Três dias após o jogo com os holandeses, o Brasil encara a Romênia em São Paulo. Em seguida ao amistoso do Pacaembu, o técnico divulga a lista para o torneio de seleções. 
Como se não bastasse a pressão de enfim vencer um “grande”, a seleção ainda entra em campo em Goiânia carregando um pacote emocional ligado ao adversário, por mais que ambas as partes refutem esse tempero do jogo. O time que começa o amistoso deve ter sete jogadores que estiveram na derrota para a Holanda nas quartas de final da Copa do Mundo há quase um ano (contando reservas e lesionados), no dia 2 de julho de 2010.
Do lado holandês, o carrasco Wesley Sneijder não veio para Goiânia, em razão de uma lesão. Mas boa parte do grupo vice-campeão do mundo estará á disposição no reencontro no Serra Dourada, entre eles o atacante Arjen Robben e o duro volante Nigel De Jong. Mas há quem descarte qualquer possibilidade de clima de revanchismo em Goiânia.
“A importância deste jogo é totalmente diferente, é uma outra situação. A gente não vai poder mudar o que já aconteceu, temos que encarar como um jogo sério, é uma preparação para as próximas competições. Não tem nada de pensamento de vingança”, diz o zagueiro Lúcio, que completará 100 partidas pela seleção neste sábado. 
Um dos focos individuais na partida amistosa será Neymar. O craque santista foi preterido por Dunga na Copa, não estava em campo contra a Holanda na África do Sul, mas vem embalado em seu princípio de trajetória na seleção principal.
Neymar marcou uma vez no primeiro jogo de Mano à frente da seleção, contra os Estados Unidos, e vem de dois gols anotados no último amistoso da equipe, na vitória por 2 a 0 sobre a Escócia em março. E sua reputação já chegou pelos lados de Amsterdã.
“Nunca vi este jogador ao vivo, em uma partida. Mas já vi alguma coisa dele em vídeo. A gente ouve falar de um segundo Messi. Realmente parece que ele tem tudo para ser um bom jogador”, declarou o técnico holandês Bert van Marwijk.
Os vice-campeões do mundo chegam ao amistoso em grande momento. Depois da derrota para a Espanha na final da Copa, o time de Robben e companhia conseguiu uma arrancada perfeita em seu grupo das eliminatórias da Eurocopa, com seis vitórias em seis jogos. Será um teste do tamanho das necessidades do time de Mano.
BRASIL x HOLANDA
Data: 04/06/2011 (sábado)
Horário: 16h10 (de Brasília)
Local: estádio Serra Dourada, em Goiânia
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR)
Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, André Santos; Lucas Leiva, Ramires, Elano; Robinho, Fred e Neymar
Técnico: Mano Menezes
Holanda
Krul; Van der Wiel, Heitinga, Mathijsen e Pieters; De Jong, Affellay; Kuyt, Van Persie e Robben; Huntelaar
Técnico: Bert van Marwijk

Nenhum comentário: