GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Associação denuncia falta de leitos para deficientes no RN

Por Fernanda Zauli, da redação do Diário de Natal 




A Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais do Rio Grande do Norte (AFDM/RN) promoveu uma mobilização, na manhã de ontem, para alertar as autoridades e a população em geral sobre os problemas da rede de saúde voltada para o tratamento desses pacientes. Dezenas de pessoas se reuniram no centro da cidade pedindo atenção para o problema. Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde (Sindsaúde/RN), Paulo Martins, a maior preocupação é com a possibilidade de fechamento dos poucos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento dos doentes mentais.

"Na última audiência pública para discutir esse assunto, a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Natal disse que os leitos da Clínica Santa Maria que foram fechados não estavam fazendo falta e que em breve, os da Casa de Saúde de Natal também deveriam ser fechados. Isso preocupa muito as famílias dos doentes. O número atual de leitos já não é suficiente e, se fechar mais, a situação será de calamidade", afirmou Paulo Martins.

A mobilização teve como objetivo também protestar contra a falta de medicamentos na rede de assistência para os portadores de transtornos psiquiátricos; a superlotação do Hospital Dr. João Machado e a falta de ambulatórios de psiquiatria e psiquiatras na rede pública. A aposentada Severina Alves Freire, de 71 anos, sabe bem o que esses problemas representam. Ela já passou 13 dias esperando uma vaga no Hospital Dr. João Machado para internar seu filho Edvaldo Alves Freire, de 41 anos, que é esquizofrênico. "Ele fica violento quando não toma a medicação, já chegou até a me agredir, mas nunca tem o remédio no posto de saúde. E, quando chega ao ponto de precisar ser internado, é uma luta para conseguir a vaga. Só sabe o sofrimento que é isso quem passa", contou Dona Severina.



http://www.dnonline.com.br/app/outros/ultimas-noticias/38,37,38,47/2011/06/17/interna_cotidiano,73148/associacao-denuncia-falta-de-leitos-para-deficientes-no-rn.shtml

Nenhum comentário: