GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Polícia faz recomendações à população


Polícia faz recomendações à populaçãoAndrey Ricardo
Da Redação

Começou oficialmente ontem o XV Mossoró Cidade Junina, que costuma atrair milhares de pessoas todas as noites. A preocupação maior das autoridades é garantir a segurança nos locais de festa e também fora, nas regiões periféricas da cidade. Para isso, o policiamento foi reforçado no local do evento, nos arredores e também na periferia da cidade. Apesar do esforço das forças de segurança, a população também precisa tomar medidas preventivas para reduzir ao máximo os riscos durante a festa junina.
Para o tenente-coronel Túlio César, comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar (II BPM) de Mossoró, a população tem um papel fundamental na segurança, que não depende somente das forças policiais. Nessa matéria, o oficial militar cita uma série de cuidados que podem ser adotados pela população e que podem minimizar os riscos da violência. "Evitar ostentar objetos de valor como cordões de ouro, relógios, jóias em geral... Evitar levar muito dinheiro. O ideal é levar a quantia que será usada. Tudo isso serve para não chamar a atenção dos marginais e diminuir riscos", diz.
Outra dica do comandante do Segundo Batalhão de Polícia Militar de Mossoró é com relação ao local onde os carros e motos serão estacionados. A orientação do militar é que a população escolha locais com boa visibilidade e evite estacionar em áreas mais afastadas. Em caso dos estacionamentos com flanelinhas, a recomendação é identificar os responsáveis para ter como tomar alguma providência no caso de problemas posteriores. "Se o local que você vai deixar seu veículo tem um daqueles pastoradores, o mais correto é identificar quem é essa pessoa. Isso pode servir depois", explica.
Uma das principais preocupações das autoridades é com a questão da bebida alcoólica. Na última edição do Mossoró Cidade Junina, a maioria dos problemas estava relacionada ao consumo exagerado de bebidas alcoólicas, seguido pelo consumo de drogas ilícitas, principalmente o chamado "loló". "Se for consumir bebida alcoólica, a dica que damos é evitar o consumo exacerbado. Quando a pessoa está lúcida, ela consegue evitar muitos problemas que geralmente acontecem quando se está sob efeito de bebidas alcoólicas, sem contar com o risco de acidente, que é enorme", destaca.
Os organizadores do evento estimam que estejam envolvidos direta e indiretamente na segurança do Mossoró Cidade Junina mais de 1.100 homens, incluindo policiais militares, civis, bombeiros, agentes de trânsito, guardas municipais, agentes de proteção, seguranças particulares e outros. Só a Polícia Militar vai utilizar 500 policiais, sendo 250 enviados de Natal e mais 250 de Mossoró e cidades vizinhas. A equipe extra da PM chegou ontem, no fim da tarde, e ficará na cidade até a manhã do domingo, quando retorna à capital. Nesse caso, o domingo contará com a segurança só de policiais locais.
Operação ‘Mossoró em Paz’ vai continuar
Deflagrada há três semanas, a operação "Mossoró em Paz" continuará nesse fim de semana. Além do reforço de 250 policiais militares que vêm da capital, o reforço que já estava sendo enviado toda quinta-feira continuará sendo utilizado.
São 40 policiais que pertencem ao Batalhão de Choque (BpChoque) e a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (ROCAM), unidades consideradas elite da PM do RN.
Os policiais vêm da capital e trazem consigo armamento e viaturas próprios, segundo o tenente-coronel Túlio César.
Nos primeiros fins de semana da operação Mossoró em Paz, a PM contabilizava cerca de 100 policiais, contando com o reforço que vinha da capital.
Os trabalhos são divididos em duas etapas. Uma parte da equipe faz barreiras em vários pontos da cidade, enquanto o restante das patrulhas realiza policiamento tático-móvel.
Os principais alvos da operação são motoqueiros, principal meio utilizado hoje para o cometimento de assaltos e também dos assassinatos. Ciclistas, pedestres e motoristas também serão abordados.
Essa equipe extra será utilizada também para garantir a segurança longe do Corredor Cultural. "Essa era uma das nossas preocupações. Percebemos um erro no plano de segurança do ano passado, justamente no momento que as pessoas saíam das festas", explica o tenente-coronel Túlio.
"Ao término das festas, essas equipes vão dar segurança nos bairros periféricos da cidade, corrigindo uma falha", diz.

http://www.defato.com/popular.php#mat1

Nenhum comentário: