GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Movimento #ForaMicarla ameaça invadir Governadoria caso haja repressão aos estudantes


Os estudantes acampados há 23 dias na 12ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired) receberam mais um apoio para a permanência nas instalações do órgão na manhã de ontem, 7. Desta vez, dez integrantes do movimento #ForaMicarla, de Natal, chegaram à cidade dispostos a resistir contra a desocupação da 12ª Dired. Os manifestantes foram enfáticos alertando que, se houver repressão aos estudantes, as equipes do "#ForaMicarla" na capital irão invadir a sede da Governadoria do Estado.
Conforme o representante do "#ForaMicarla" Devisson Moura, o movimento irá reagir a qualquer repressão agressiva aos estudantes acampados na 12ª Dired. Uma das estratégias adotadas pelo movimento trata-se da ocupação da Governadoria, em Natal. "Nosso grupo em Natal está preparado para ocupar a Governadoria se alguma coisa acontecer aos filhos de Mossoró, pois os filhos de Natal estão unidos nessa luta pela a educação", alerta Devisson Moura.
Segundo ele, o movimento #ForaMicarla traz a experiência da ocupação da Câmara Municipal do Natal (CMN), que representou um marco dos movimentos no Rio Grande do Norte, repercutindo nacionalmente.
"Viemos somar, e o diferencial do nosso apoio são as conquistas que conseguimos na capital através do auxílio jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Natal. Com o parecer favorável do Supremo Tribunal Federal à ocupação do ''#ForaMicarla'' à Câmara, abrimos um precedente jurídico que dá legitimidade à permanência das manifestações. Dessa forma, procuramos a OAB em Mossoró, mas não encontramos o presidente nem representantes da Comissão de Recursos Humanos. No entanto, se prontificaram em nos enviar um representante da secção local. Paralelamente, estamos entrando em contato com o presidente da OAB Natal", destaca Devisson Moura.
O integrante do Comando de Mobilização Estudantil de Mossoró (Comem) Luiz Luz diz que o apoio do movimento #ForaMicarla é decisivo para as estratégias de resistência à desocupação pela intervenção policial. "Houve uma troca de informações, eles nos repassaram como devemos nos portar, seja em situação de paz ou com atitudes truculentas. Mas vamos resistir pacificamente, só não iremos divulgar as nossas estratégias", revela Luiz Luz.
Na tarde de ontem, representantes do Comem tiveram uma reunião com membros da OAB para definir as próximas ações do movimento. A Ordem dos Advogados se dispôs a intermediar as negociações junto ao governo e sugeriu que os estudantes desocupassem o prédio da Dired, como voto de confiança ao Executivo, a fim de facilitar as negociações.
No entanto, segundo Petrônio Andrade, os estudantes são contra deixar o prédio sem ter uma proposta concreta do governo. Por este motivo, eles decidiram em plenária realizada ontem permanecer no local.
Na plenária, os estudantes resolveram ainda solicitar uma reunião com a governadora Rosalba Ciarlini. O encontro seria agendado para hoje, na sede da OAB. "Vamos aproveitar a vinda da governadora à cidade para pedir essa audiência. Espero que ela seja sensível ao nosso pedido e negocie com os estudantes, para que possamos resolver essa situação de uma maneira pacífica", frisa Petrônio Andrade. 

Assessoria jurídica dos estudantes recorre ao TJ/RN para suspender liminar de desocupação do prédio
Na manhã de ontem, os representantes do Comem concederam entrevista coletiva aos veículos de comunicação defronte à 12ª Dired. Na ocasião, o presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DCE/Uern), Petrônio Andrade, disse que os estudantes estão atuando em duas frentes: jurídica e política.
"Nosso advogado Lindocastro Morais está movendo uma ação junto ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, em Natal, para suspender a liminar de reintegração de posse da Dired. Simultaneamente, estamos falando com o procurador-geral do Estado, Miguel Josino, para solicitar propostas mais concretas. Dizendo quando as reivindicações serão atendidas. Até agora só nos enviaram e-mails e no último sugerindo uma reunião para segunda-feira", ressalta Petrônio.
No âmbito político, de acordo com o líder estudantil, os estudantes acampados receberam demonstração de apoio da deputada Larissa Rosado (PSB), do deputado Fernando Mineiro (PT) e da parlamentar Fátima Bezerra, também do PT. Já em nível local, os vereadores Lahyre Rosado Neto (PSB) e Genivan Vale (PR) também demonstraram publicamente apoio aos manifestantes. "Nosso movimento é apartidário, nosso foco de luta consiste na defesa pela educação, estamos abertos a todos gestores públicos", frisa o presidente do DCE/Uern.
Além disso, mais uma vez o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte-RN) regional Mossoró demonstrou adesão à ocupação da 12ª Dired. O diretor regional, Rômulo Arnaud, pediu a colaboração dos professores para permanecerem em frente ao órgão entre 12h e 13h, temendo que os oficiais de Justiça e a polícia retornassem para desocupar a 12ª Dired.

http://www.omossoroense.com.br/

Nenhum comentário: