GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bombeiros realizam 1035 atendimentos em Natal e Região Metropolitana no mês de maio


Bombeiros realizam 1035 atendimentos em Natal e Região Metropolitana no mês de maio

De acordo com os dados da Subcoordenadoria de Estatística e Análise Criminal (SEAC) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança Pública (CIOSP) do Estado do RN, o Corpo de Bombeiros Militar do RN (CBMRN) realizou 1035 atendimentos na capital e região metropolitana, somente no mês de maio. Deste total, 412 estiveram relacionados às ações de coleta de leite materno realizado pelo programa “Bombeiro Amigo do Peito”, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). O programa tem como objetivo, abastecer os bancos de leite do Estado.
Segundo o SEAC, o Serviço Técnico de Engenharia da Corporação (Serten) realizou 206 vistorias em edificações, sendo elas: Comercial (69), uso especial diversos (26), residencial (21), reunião pública (9), pública (4), industrial (4), hospitalar (2), garagem (1), mista (1), entre outras.  
De acordo com os dados, os bombeiros da região metropolitana e da capital atuaram em 417 ocorrências operacionais, sendo elas dos mais diversos tipos, representando uma média de 13,5 intervenções de socorro diariamente. Se comparado ao mesmo período do ano passado, os bombeiros registraram um aumento de 3,1% no número de atendimentos prestados em 2011. As principais ocorrências atendidas no mês foram: Enxame de Insetos (113), Incêndios e princípios de incêndios (75), árvores oferecendo perigo (59), auxílio ao público (18), animal em perigo ou oferecendo perigo (20), abalroamento (13), derramamento de combustível (9), acidente em motocicleta (7), busca de cadáver (6), desabamento (6), capotamento de veículo (6), suicídio (6), entre outras.
Dos incêndios registrados, 28 ocorreram em edificação residencial unifamiliar, 11 edificação comercial, 10 em veículos de auto passeio, 3 em edificação residencial multifamiliar, 3 em terrenos baldios, entre outros.
No litoral, os guardas vidas realizaram apenas um salvamento aquático. “O período chuvoso fez com que poucos banhistas freqüentassem a praia neste mês. Por este motivo tivemos apenas um salvamento aquático. Também não registramos mortes por afogamentos neste período”, disse o Tenente Francisco Roberto, Chefe da Seção de Salvamento Aquático do CBMRN.
Mais uma vez, as segundas feiras do mês de maio foram os dias da semana que mais exigiram os serviços da corporação, acumulando 15,6 % do total de ocorrências. Já os domingos foram os dias mais calmos para a instituição acumulando um total de 10,2% das ocorrências do mês.
Na distribuição do número de ocorrências atendidas por horários, o período compreendido entre as 6 e as 12 horas foi considerado, novamente, o mais crítico com um total de 239 chamados, ou seja, mais de 50 % do total registrado em maio.
Entre os bairros de Natal, o Potengi (24), Lagoa Nova (23), Alecrim (18), Capim Macio (15), Quintas (13), Tirol (13) e Nossa Senhora da Apresentação (13) foram os que mais acionaram a central de gerenciamento de emergência dos bombeiros. No município de Parnamirim foram realizados 20 atendimentos de socorro pelo CBMRN.

Região Seridó registra 711 atendimentos de bombeiros em cinco meses
Na região Seridó do RN, atendida pelo 3º Subgrupamento de Bombeiros, situado em Caicó, a corporação atendeu 178 ocorrências operacionais no mês de maio, entre elas estão: auxílio ao público (36), acidentes de motos (17), mal súbitos (13), quedas de pessoas de altura (8), enxame de insetos (4), acidentes de trânsito (3), suicídios (2), violência interpessoal (2), vitimas de ingestão de substância tóxica (2), embriaguez alcoólica (2), atropelamento (1), entre outras. Em 2011, a região do Seridó acumulou, nestes cinco primeiros meses, um total de 711 atendimentos prestados pelo Corpo de Bombeiros do RN.

Bombeiros adquirem novas viaturas operacionais   
Para reforçar os serviços operacionais oferecidos a população norte riograndense, o Corpo de Bombeiros Militar do RN adquiriu, recentemente, três novas viaturas do tipo caminhonete ranger. As viaturas foram doadas ao Rio Grande do Norte pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e em breve estarão sendo utilizadas pelas unidades operacionais do Estado. 


Nenhum comentário: