GRATO PELA VISITA - Não postamos ANÔNIMOS

GRATO PELA VISITA - SEM ANÔNIMOS

sábado, 4 de junho de 2011


Potencial turístico de Apodi, um gigante adormecido

Afirmam que Apodi é uma cidade turística. O turismo em nossa cidade é voltado só para visualização dos seus cartões postais e não é explorado como deve, o turismo vai além disso.


Nossos três grandes cartões postais são: O Lajedo da Soledade, O terminal turístico da lagoa e a barragem de Santa Cruz. Apenas o Lajedo da Soledade tem um funcionamento mais satisfatório com guias, um museu para dar suporte aos turistas e uma organização mais adequada. Os demos locais estão entregues a natureza.


Se um turista chega ao terminal turístico de nossa lagoa, que não tem data para ser inaugurado, não existe por ali guias trinados para prestar qualquer informação a respeito daquele patrimônio ou sobre a história da nossa poluída lagoa.

Uma estrutura como o calçadão deveria ser usado para passeios lanchas na lagoa, poderia muito bem haver uma trilha ecológica saindo de algum ponto do calçadão em torno da orla da lagoa até certo ponto. Aliás, para isso tentaram criar uma área de preservação ambiental barrado por pessoas que inclusive ocupam cargos na atual gestão. O terminal turístico da lagoa deveria ser uma potencial fonte de turismo, porém não é explorado como deve e não passa de um elefante branco.



O mesmo pode ser aplicado à barragem de Santa Cruz. Chegando um grupo de turistas por lá, não tem uma equipe de guias para prestar uma informação de qualquer natureza sobre a mesma. Ninguém explora suas águas para passeios com lanchas ou balsa, todo aquele complexo feio ainda pelo governo Wilma, fruto dos movimentos sociais do fórum, está aberto ao público só que não vejo ninguém administrando. Onde estão bares e restaurante do complexo que deveriam está empregando nossa gente? O potencial turístico da barragem de Santa Cruz resume-se apenas a visualização de água, pedras, concreto, caatinga, de um complexo que está em franca deterioração (nem de conservar o poder público trata) e alguns bares funcionando em quiosques.
Hotel Termas, Mossoró

Apodi não tem uma infraestrutura hoteleira para atender ao turismo que chega a nossa cidade. Mesmo vindo fazer um passeio por nossos três pontos turísticos, os turistas preferem se hospedar em hotéis de cidades como Mossoró que fornece uma infraestrutura adequada. Então, para onde vai o lucro do nosso turismo?

Ao invés de ficar pousando para fotos em obras feitas com recursos federias na busca de tirar atenção do povo para a administração pífia que tem feito, os nossos gestores deveriam administrar essa cidade. Investir no turismo é uma saída.

Entregar esse setor a iniciativa privada, Já que a pública não funciona, seria uma forma de acordar o potencial turístico adormecido que essa cidade tem, seria uma maneira de explorá-lo como deve. Nesse caso a prefeitura entraria pelo menos com a parte logística como treinamento de guias, divulgação (são especialistas nesse assunto), conservação do patrimônio, entre outros. No entanto, tudo emperra na visão mesquinha daqueles que detém o poder em nossa cidade.

Nenhum comentário: